Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45206

TitleA emancipação do imaginário: as potencialidades do texto poético no ensino básico
Other titlesThe emancipation of imagination: the potential of the poetic text in basic education
Author(s)Dias, Jorge Camões
Advisor(s)Ramos, Rui Lima
KeywordsPoesia
Poesia visual
Trabalho cooperativo
Metodologias didáticas
Poetry
Visual poetry
Cooperative work
Didactic methodology
Issue date20-Jan-2017
Abstract(s)Na perspetiva de uma escola do presente, do hoje e do agora, pretende-se apresentar um contributo que dê voz à criatividade e à imaginação do aluno, através das potencialidades do contacto com a poesia. Ambiciona-se realçar o estudo do texto poético, as suas vantagens na formação integral do aluno, e a sua contribuição na aquisição de saberes múltiplos. Numa sociedade em que a poesia está mal difundida, cabe aos profissionais de ensino a tarefa de demonstrar as suas particularidades linguísticas e estéticas como, também, a sua necessidade dentro e fora da sala de aula. Durante as práticas de intervenção do projeto, desenvolvido em turmas do 2.º e do 5.º anos do Ensino Básico, propôs-se a leitura, a interpretação e a escrita de textos poéticos, partindo, assim, da apropriação para a compreensão e, por fim, para a manifestação criativa e pessoal. Apresentam-se, desse modo, algumas estratégias e propostas de atividades, para uma abordagem de diferentes competências a nível do ensino de Português. Todas as vertentes do projeto se regeram pela metodologia de investigação-ação, em que as técnicas e os recursos utilizados para a recolha de dados se basearam na observação, completada pelas reflexões posteriores, e na documentação, por meio de fichas de trabalho. Como um dos objetivos deste projeto consistiu na investigação da relevância do texto poético e da poesia visual, analisaram-se os documentos oficiais do ensino de Português e os manuais escolares adotados pela instituição, para identificar, ao mesmo tempo, o espaço dedicado especificamente à poesia.
Perspectivating a school living in the present, in the here and now, aspires to present a contribution through poetry’s potential, where the voice is given to the creativity and imagination of the student. This work aims to enhance the learning process of poetic texts, its advantages in the integral formation of the student, and their contribution in the acquisition of multiple knowledges. In a society where poetry is hardly widespread, teachers have the task of demonstrating their linguistic and aesthetic characteristics, as also their need inside and outside the classroom. During the project intervention practices, developed in the 2nd and 5th grade of Basic Education, students were invited to read, to interpret and to write poetic texts, starting therefore from the appropriation to the understanding and finally, to the creative and personal expression. For that reason, we present some strategies and activities for different approaches to several Portuguese education skills. All aspects of the project were governed according the methodology of investigation, in which the techniques and resources used for data collection were based on observation, complemented by the subsequent reflections, and documentation through worksheets. As one of the objectives of this project aimed to investigate the relevance of the poetic text and visual poetry, the official documents of Portuguese teaching and schoolbooks, adopted by the institution, were analyzed to identify, at the same time, the space devoted specifically to poetry.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45206
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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