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TítuloA avaliação da formação e a transferência das aprendizagens para o local de trabalho: o caso de profissionais de um serviço académico
Outro(s) título(s)Evaluations of the training and transfer of learning for the workplace: the professional case of an academic service
Autor(es)Freitas, Ana Catarina Ribeiro
Orientador(es)Martins, Maria Fernanda dos Santos
Data23-Fev-2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio tem como objeto de estudo/intervenção a transferência da formação no processo de construção de saber profissional. Emerge, assim, o conceito de transferência das aprendizagens nas organizações, entendido como a aplicação da formação ao contexto de trabalho. De modo específico, com o presente estudo procurou-se aferir se a frequência de uma ação de formação desenvolvida para os funcionários dos serviços académicos de uma Universidade – Atendimento ao público – traduziu-se em práticas, ou seja, na transferência das aprendizagens para o local de trabalho. A referida ação foi frequentada pelos 11 colaboradores da Divisão de Atendimento e Qualidade, dos mencionados serviços. A investigação teve como principais objetivos: aferir a existência e efeitos da transferência de saberes aprendidos na formação para o contexto laboral e compreender se as formações frequentadas foram pertinentes para o desempenho da prática profissional. Para a concretização do projeto administrou-se inquéritos por questionário aos colaboradores da formação em estudo, construímos e disponibilizamos grelhas de observação a ser preenchidas pelo Responsável do Setor relativamente a cada colaborador e realizou-se uma entrevista à Diretora dos Serviços Académicos. Importa referir que para além destas atividades, muitas outras do foro da gestão da formação foram por nós realizadas no local de estágio. Os resultados do estudo revelaram um impacto positivo da formação nos colaboradores, regista-se assim um discurso dos diferentes intervenientes, bastante positivo quanto à transferência da formação e quanto à melhoria do desempenho profissional após a formação. No que se refere à “pertinência da ação de formação”, a maioria dos inquiridos percecionam como sendo pertinente para a prática profissional e passível de ser transferida para o local de trabalho, estando em concordância com os registos do Responsável que aferem aplicar “muitas vezes os conhecimentos adquiridos na formação”. No final do projeto constata-se que a avaliação da formação é essencial para conhecer e problematizar os resultados obtidos pelos colaboradores, mas deve incluir nesse processo vários instrumentos e todos os agentes intervenientes no sistema.
The objective of the following internship report is to study the relevance of training sessions in a professional knowledge build up process. Thus, with the implementation of training sessions on a work context, the concept of knowledge transfer between organizations emerges. More specifically, the study tried to prove if the acquired knowledge from a training session developed for employees of a given University – Public Service – was later transferred and practiced in their workplace. The training session was attended by the 11 employees of the Quality and Services division. The research main goals were: to assess the existance of results regarding the knowledge transfer between training sessions and the work context; understand if the attended sessions were relevant to the professional practice. To conduct the project, surveys were given to the employees participating on the training session under study. Observation grids were created and made available to be filled by the Sector Responsible for each employee, and an interview was held with the Academic Services’s director. It should be noted that in addition to these activities, many other training management actions were carried out during the intership. The study results showed a positive impact of the training sessions on employees. The feedback received from different participants regarding the knowledge transfer was very positive in terms of improving their job performance after training sessions. Regarding the “relevance of the training session”, most respondents see it as being relevant to the professional practice and possible of being transferred to the workplace. This is in line with the Responsible’s records, stating that they were “frequently capable of transfering the acquired knowledge into the workplace”. At the end of the project, it’s clear that the evaluation of the training session is essential to acknowledge and discuss the results obtained by the employees, however, this process should include all the instruments and participants involved in the study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45182
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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