Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45174

TítuloA importância da rotina diária no ensino especializado de trompete
Outro(s) título(s)The importance of daily routine in the trumpet specialized teaching
Autor(es)Rocha, André Fernando Alves da
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveTrompete
Rotina diária
Ensino especializado
Trumpet
Daily routine
Specialized teaching
Data3-Jan-2017
Resumo(s)O presente Relatóriode Estágio Profissional realizado na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – Artave, nos Grupos de Recrutamento M21 (trompete) e M32 (Música de Câmara), no ano letivo 2015-2016, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, teve como principal objetivo perceber a importância e a prática de uma rotina diária de estudo na aprendizagem de trompete. A partir da observação de aulas, gravações audiovisuais iniciais e questionários realizados a professores e aos alunos intervenientes, foram identificadas as principais dificuldades dos alunos e os principais elementos necessários para a intervenção pedagógica, nomeadamente respiração, sonoridade, articulação, flexibilidade labial e interpretação. Neste sentido, recorrendo à revisão da literatura e informação recolhida nos questionários aos professores, foram construídas as rotinas de trabalho diário para cada aluno atendendo as suas dificuldades e implementadas nas aulas de Instrumento e Música de Câmara, usando diferentes exercícios em escalas e arpejos, e autores e métodos como Complete ConservatoryMethod for Trumpet de Arban, TechnicalStudies for theCornetde Clarke,LipsFlexibilities for allBrass de BaiLin, Fitness for Brassde Damrow e Long Tone Studiesde Cichowicz. A intervenção pedagógica foi avaliada através do decorrer de cada aula, audição intercalar e audição final, bem como através de um questionário ao Professor Cooperante, salientando que a intervenção e os elementos abordados nas aulas foram profícuos. Deste modo, concluí que uma boa sensibilização para a prática de uma rotina diária possibilitou aos alunos melhorias significativas como homogeneidade e clareza do som e articulação, interpretação e afinação enaltecidas pelo professor da classe e validadas na audição final. Verifiquei ainda que o hábito da prática de uma rotina diária de estudo também se aplica em Música de Câmara, contribuindo positivamente na performance de um músico.
This Teaching Traineeship Report, held at Escola Profissional e Artística do Vale do Ave- Artave, regarding the recruitment groups M21 (trumpet) and M32 (Música de Câmara), in the school of year 2015-2016, as part of the Master in Music Teaching of the University of Minho, aims to understand the importance and the practice of a daily routine study for trumpet learning. From the lessons observation, initial audio-visual recording and questionnaires to teachers and students, it was identified the main difficulties of the students and the main necessary elements to support the pedagogical intervention, namely breathing, sound, articulation, lip flexibility and interpretation. In this way, by taking into account the literature and information obtained in the questionnaires for teachers, daily routines were shaped to each student difficulties and the lessons were implemented in the trumpet and Música de Câmara lessons, using different exercises in scales and arpeggios, and different authors and methods such as Complete Conservatory Method for Trumpet of Arban, Technical Studies for the Cornet de Clarke, Lips Flexibilities for all Brass of Bai Lin, Fitness for Brass of Damrow and Long Tone Studies of Cichowicz. The pedagogical intervention was evaluated throughout each class, intermediate audition, and final audition, as well as through a questionnaire for the supervisor teacher, emphasizing that the intervention and the elements used in the classes were proficient. Therefore, I can state that a consistent awareness of a daily routine practice allowed significant improvements such as homogeneity and clarity of sound and articulation, interpretation and tuning, which were praised by the class teacher and validated in the final audition. I also showed that the habit of practicing a study daily routine, implemented in Música de Câmara, positively contributes to a musician performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45174
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
André Fernando Alves da Rocha.pdf2,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID