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TítuloAcesso a recursos através de redes de relacionamento: a perspectiva das empresas de um cluster de calçado do norte de Portugal
Outro(s) título(s)Access to resources through relationship networks: the perspective of firms in a footwear cluster in the north of Portugal
Autor(es)Lima, Vanda
Eiriz, Vasco
Barbosa, Natália
Palavras-chaveRecursos partilhados
Perspectiva da empresa
Redes
Relationamentos
Clusters
Data2017
RevistaRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
CitaçãoLima, Vanda, Vasco Eiriz and Natália Barbosa, "Acesso a recursos através de redes de relacionamento: A perspectiva das empresas de um cluster de calçado do Norte de Portugal", Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 13(1), 32-35.
Resumo(s)As empresas que estão inseridas num cluster acedem a recursos aí partilhados que lhes proporcionam vantagens competitivas. Todavia, o acesso a esses recursos é condicionado pela forma como a empresa vê e interpreta a sua rede de relacionamentos no cluster. Deste modo, o propósito deste artigo é analisar em que medida a perspectiva da empresa sobre a sua rede de relacionamentos num cluster pode ser considerada como um determinante do acesso aos recursos partilhados nesse cluster. Através de um estudo empírico realizado em 200 empresas inseridas no cluster de calçado de Felgueiras e Guimarães, no norte de Portugal, e recorrendo a modelos de regressão linear simples, verificámos que, globalmente, as empresas que acreditam que a rede de relacionamentos do cluster é importante para o seu sucesso futuro incluem-se mais intensamente no cluster e acedem a mais recursos partilhados nesse cluster.
Firms that are part of a cluster access to shared resources that foster competitive advantage. However, the access to these resources is conditioned by the way each firm sees and interprets its network of relationships within the cluster. Thus, the purpose of this article is to analyze to what extent the firm's perspective can be considered as a determinant of the access to shared resources in the cluster. Through an empirical study of 200 firms of a footwear cluster in Felgueiras and Guimarães, in the north of Portugal, using simple linear regression models, we found that, overall, firms that believe that the network of relationships is important for its future success are stronger immersed in the cluster and access to more shared resources.
Tipoarticle
DescriçãoThe final, definitive version of this paper has been published in Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Do not quote this version. Please quote the published version.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45125
ISSN1809-239X
Versão da editorahttp://rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/2728/0
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