Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4510
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | - |
dc.contributor.author | Dias, Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2006-03-02T12:40:07Z | - |
dc.date.available | 2006-03-02T12:40:07Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, José [et al.], org. – “Investigar e formar em educação : actas do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 4, Aveiro, 1998”. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 1999. vol. 2. p. 533-545. | eng |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/4510 | - |
dc.description.abstract | Apesar dos conceitos de "ensino a distância" e de "aprendizagem ao longo da vida" não serem novos (havendo mesmo quem sugira que poderão remontar às primeiras cartas de S. Paulo aos Coríntios! Cf. Sherron e Boettcher, 1997), temos vindo a assistir a uma enorme onda de entusiasmo e investimento nestes domínios (recordemos que 1996 foi considerado o "Ano Europeu da Formação ao Longo da Vida"). Esta comunicação pretende discutir as razões deste interesse renovado, enquadrando-as no quadro geral da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento e no quadro particular das mudanças que se têm vindo a verificar nos sistemas de ensino superior. Pretende-se propôr e discutir novas alternativas para o ensino e a aprendizagem ao nível do ensino superior, as quais se apresentem mais consentâneas com as necessidades da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento. Neste contexto, propõem-se metodologias de formação a distância através de ambientes de aprendizagem em rede (via Internet). A questão da formação a distância será discutida como um meio de possibilitar a diversificação curricular, a organização modular de cursos, a flexibilização espacial e temporal dos momentos de formação, a possibilidade da construção de um percurso curricular individualizado ao nível da formação inicial e contínua no ensino superior, sem prejuízo da qualidade da metodologia e da relação pedagógica. Concretizando alguns dos pontos de reflexão que se apontaram, serão apresentados os resultados de um primeiro estudo empírico realizado entre o início de Outubro e o final de Dezembro de 1997, no âmbito de uma iniciativa de formação contínua de professores. | eng |
dc.description.sponsorship | PRODEP. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Ensino a distância | eng |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | eng |
dc.title | Formar a distância no ensino superior : um discurso de opinião, uma reflexão partilhada e uma experiência em curso | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
total-spce.pdf | Texto de comunicação publicada no livro de actas do IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | 258,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |