Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4510

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Maria João-
dc.contributor.authorDias, Paulo-
dc.date.accessioned2006-03-02T12:40:07Z-
dc.date.available2006-03-02T12:40:07Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationTAVARES, José [et al.], org. – “Investigar e formar em educação : actas do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 4, Aveiro, 1998”. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 1999. vol. 2. p. 533-545.eng
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/4510-
dc.description.abstractApesar dos conceitos de "ensino a distância" e de "aprendizagem ao longo da vida" não serem novos (havendo mesmo quem sugira que poderão remontar às primeiras cartas de S. Paulo aos Coríntios! Cf. Sherron e Boettcher, 1997), temos vindo a assistir a uma enorme onda de entusiasmo e investimento nestes domínios (recordemos que 1996 foi considerado o "Ano Europeu da Formação ao Longo da Vida"). Esta comunicação pretende discutir as razões deste interesse renovado, enquadrando-as no quadro geral da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento e no quadro particular das mudanças que se têm vindo a verificar nos sistemas de ensino superior. Pretende-se propôr e discutir novas alternativas para o ensino e a aprendizagem ao nível do ensino superior, as quais se apresentem mais consentâneas com as necessidades da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento. Neste contexto, propõem-se metodologias de formação a distância através de ambientes de aprendizagem em rede (via Internet). A questão da formação a distância será discutida como um meio de possibilitar a diversificação curricular, a organização modular de cursos, a flexibilização espacial e temporal dos momentos de formação, a possibilidade da construção de um percurso curricular individualizado ao nível da formação inicial e contínua no ensino superior, sem prejuízo da qualidade da metodologia e da relação pedagógica. Concretizando alguns dos pontos de reflexão que se apontaram, serão apresentados os resultados de um primeiro estudo empírico realizado entre o início de Outubro e o final de Dezembro de 1997, no âmbito de uma iniciativa de formação contínua de professores.eng
dc.description.sponsorshipPRODEP.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectEnsino a distânciaeng
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidaeng
dc.titleFormar a distância no ensino superior : um discurso de opinião, uma reflexão partilhada e uma experiência em cursoeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
total-spce.pdfTexto de comunicação publicada no livro de actas do IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação258,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID