Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4510

TitleFormar a distância no ensino superior : um discurso de opinião, uma reflexão partilhada e uma experiência em curso
Author(s)Gomes, Maria João
Dias, Paulo
KeywordsEnsino a distância
Aprendizagem ao longo da vida
Issue date1999
CitationTAVARES, José [et al.], org. – “Investigar e formar em educação : actas do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 4, Aveiro, 1998”. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 1999. vol. 2. p. 533-545.
Abstract(s)Apesar dos conceitos de "ensino a distância" e de "aprendizagem ao longo da vida" não serem novos (havendo mesmo quem sugira que poderão remontar às primeiras cartas de S. Paulo aos Coríntios! Cf. Sherron e Boettcher, 1997), temos vindo a assistir a uma enorme onda de entusiasmo e investimento nestes domínios (recordemos que 1996 foi considerado o "Ano Europeu da Formação ao Longo da Vida"). Esta comunicação pretende discutir as razões deste interesse renovado, enquadrando-as no quadro geral da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento e no quadro particular das mudanças que se têm vindo a verificar nos sistemas de ensino superior. Pretende-se propôr e discutir novas alternativas para o ensino e a aprendizagem ao nível do ensino superior, as quais se apresentem mais consentâneas com as necessidades da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento. Neste contexto, propõem-se metodologias de formação a distância através de ambientes de aprendizagem em rede (via Internet). A questão da formação a distância será discutida como um meio de possibilitar a diversificação curricular, a organização modular de cursos, a flexibilização espacial e temporal dos momentos de formação, a possibilidade da construção de um percurso curricular individualizado ao nível da formação inicial e contínua no ensino superior, sem prejuízo da qualidade da metodologia e da relação pedagógica. Concretizando alguns dos pontos de reflexão que se apontaram, serão apresentados os resultados de um primeiro estudo empírico realizado entre o início de Outubro e o final de Dezembro de 1997, no âmbito de uma iniciativa de formação contínua de professores.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4510
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
total-spce.pdfTexto de comunicação publicada no livro de actas do IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação258,9 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID