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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorBalça, Ângelapor
dc.contributor.authorSelfa Sastre, Moiséspor
dc.contributor.editorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.editorAraújo, Alberto Filipepor
dc.contributor.editorAraújo, Joaquim Machadopor
dc.date.accessioned2017-03-20T15:53:05Z-
dc.date.available2017-03-20T15:53:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-972-8952-42-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45093-
dc.description.abstractFernando Azevedo, Ângela Balça e Moisés Selfa Sastre analisam um conjunto de oito capas da obra Peter Pan, buscando, nesses elementos paratextuais, percursos interpretativos adjacentes que complementam e, em alguns casos, subvertem ou anulam algumas das linhas de leitura dominantes que a tradição e as comunidades interpretativas lhe têm atribuídas. O ponto de partida dos autores é que a composição gráfica dos elementos paratextuais não é ingénua ou destituída de valores ideológicos. Escolher o que mostrar ou selecionar algo como elemento agregador constitui um ato deliberado do editor, a que se podem associar outras vozes como o ilustrador, o tradutor ou o adaptador. Os autores concluem que a análise dos paratextos mostra que esta é uma narrativa que pode ser lida numa pluralidade de perspetivas. Se a tónica dominante é a representação iconográfica das crianças voando sobre o céu da grande cidade, numa noite de luar, sugerindo a emancipação das mesmas face ao mundo dos adultos, noutras situações, o foco da atenção do leitor centra-se na perspetiva das aventuras, convidando o leitor a ativar determinados quadros de referência que, provavelmente, já farão parte da sua competência enciclopédica.por
dc.description.sponsorshippara a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectClássicopor
dc.subjectPeter Panpor
dc.subjectValorespor
dc.titleDa hermenêutica dos paratextos: leituras de capas de Peter Panpor
dc.typebookPartpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage9por
oaire.citationEndPage22por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitlePeter Pan: literatura infantil e imagináriopor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitlePeter Pan: literatura infantil e imagináriopor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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