Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4500

TitleCompetências psicológicas e treino mental
Author(s)Sequeira, Jorge M.
Advisor(s)Cruz, José Fernando A.
Albuquerque, Pedro Barbas
Issue date2005
Abstract(s)Esta investigação desenvolveu-se no âmbito do contexto desportivo e pretende fundamentalmente explorar os principais atributos mentais associados ao rendimento atlético. Começamos por definir o que são competências psicológicas, destacando os seus fundamentos teóricos, o processo pelo qual se desenvolvem e damos também a conhecer algumas das formas para proceder à sua avaliação. Depois, efectuamos uma descrição das dimensões psicológicas mais relevantes, entendidas estas como organizadores cognitivos mais abrangentes, onde incluímos a motivação, a atenção, as emoções, a autoconfiança e o trabalho de equipa. Para cada uma delas, mencionamos os principais paradigmas que as suportam bem como sugerimos algumas propostas de aplicação prática que visam a sua optimização. A ênfase que colocamos no treino mental tem a sua maior expressão na concepção e implementação de um programa de intervenção psicológica (PIP), cujo estudo empírico levado a cabo pretende validar. Este trabalho de campo pretendia fundamentalmente averiguar se o treino de competências psicológicas influenciava o rendimento desportivo, ao mesmo tempo que tentava avaliar de que modo as estratégias usadas afectavam a estrutura mental dos sujeitos. Estes, são constituídos por atletas oriundos de sete modalidades, contemplando diferentes escalões etários e competitivos. Os resultados obtidos dizem-nos que os indivíduos que se submeteram ao PIP (grupo experimental) alcançaram melhores desempenhos e sentiram uma considerável melhoria das suas competências mentais, ao invés do que aconteceu com aqueles que não participaram no nosso programa de intervenção (grupo de controlo).
The aim of this research was to explore the major mental attributes associated with sport performance. Firstly we defined psychological skills, stressing the theoretical framework, developmental processes and principles of assessment. Then the most relevant psychological dimensions, seen as cognitive organizers will be presented, for example, motivation, attention, emotions, self-confidence, and team work. Each one of those dimensions was presented with a theoretical discussion and practical applications. The empirical part of this work was devoted to a psychological program implementation on mental training. The program was broadly implemented and its aim was to evaluate the relation between the athletic performance and the development of psychological skills. At the same time analysed the way the mental strategies shape the mental structure of participants. Results showed that the experimental group had a better sport performance, and expressed an increasing mental competence.
TypeDoctoral thesis
DescriptionDissertação de doutoramento em Psicologia, área de conhecimento de Psicologia do Desporto.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4500
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1 Tese - Inicio.pdf
  Restricted access
146,41 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!
2 Tese - Competências Dimensões e Treino Mental 1-150.pdf
  Restricted access
505,84 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!
3 Tese - PIP 151-322.pdf
  Restricted access
639,55 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!
4 Tese - Estudo Empirico e Conclusão 323-434.pdf
  Restricted access
505,56 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!
5 Tese - Referencias e Anexos 435-519.pdf
  Restricted access
559,88 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID