Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44965

TítuloDo clic ao gesto – o livro híbrido para a infância no tempo das interfaces tangíveis
Autor(es)Pinto, Ana Lúcia Jesus
Orientador(es)Coquet, Eduarda
Zagalo, Nelson
Data15-Nov-2016
Resumo(s)The idea of this study is to contribute toward a discussion surrounding a book concept and the concept of new ways of shaping artifacts and gearing them toward children. The research conducted involved designing prototypes of hybrid books for which we considered looking across the board at the expressive and communicative potential of the children’s book. For such a purpose, tangible interfaces (TUIs -Tangible User Interfaces) were created to allow endow physical artifacts with the ability to handle digital algorithmic structures. Project development frameworks are underpinned by a strategy of Research through design, delimited by procedures inherent to this methodology, thus enabling the study to be hinged on developing and assessing prototypes. Two different lines of research were put forth. Firstly, a prototype was created, called Bridging Book, comprising the expansion of expressive and functional features of physical books, using digital means. This hybrid book, developed for children ages 7 to 9, results from the combination of a printed book and an electronic tablet, both synchronized to each other. The contents can be accessed by flipping through the physical book – thereby changing the digital contents – and interacting by touching and gesturing using the corresponding elements of the app that is installed on the tablet. Delving into a book’s narrative and expressive potential through the tangible handling of the narrative’s digital ingredients comprised the second line of research. Thus, this gave rise to Balões (“Bubbles”), a digital book for children ages 6 to 8/9, which can be accessed via tangible interaction using a tablet. This book’s narrative is put together by handling tokens shaped like comic-strip bubbles. Placing them on the screen triggers narrative events in the digital aspect linked to the symbolic value of each bubble. We considered children’s involvement in the prototypes’ development and assessment processes, by stressing the different roles children can play in the process of designing artifacts, in accordance with the goals outlined for each of the projects. Sessions, which were conducted with the children at a school and at a library at different stages of developing prototypes, played a crucial role in developing and assessing both prototypes. This research enabled us to delineate a few procedural indications regarding the development of artifacts with children, as well as to contribute toward a discussion surrounding concept design, use and examination of hybrid books.
Pretendeu-se com este estudo contribuir para a discussão em redor do conceito livro e da conceção de novas conformações para o artefacto, dirigido a crianças. A investigação decorreu através do design de protótipos de livros híbridos para os quais se considerou, transversalmente, a exploração das potencialidades expressivas e comunicativas do livro para crianças. Para o fazer criaram-se interfaces tangíveis (TUI) que possibilitam a atribuição a artefactos materiais de capacidades de manipular estruturas algorítmicas digitais. Os enquadramentos de desenvolvimento dos projetos apoiaram-se numa estratégia de Investigação através do design, delimitados por procedimentos inerentes a esta metodologia, o que permitiu assentar o estudo no desenvolvimento e na avaliação de protótipos. Assim, propuseram-se duas linhas de investigação distintas. Criou-se, em primeiro lugar, um protótipo designado por Bridging Book, em que se expandiram características expressivas e funcionais de livros físicos, a partir de meios digitais. Este é um livro híbrido, desenvolvido para crianças entre os 6 e os 9 anos que resulta da combinação de um livro impresso com um tablet eletrónico, sincronizados entre si. O acesso aos conteúdos faz-se folheando o livro físico – o que altera os conteúdos digitais – e interagindo com toque e gestos com os elementos da app correspondente, instalada no tablet. A exploração do potencial narrativo e expressivo de um livro através da manipulação tangível dos ingredientes digitais da narrativa, foi a segunda linha de investigação considerada, o que deu origem ao Balões, um livro digital para crianças entre os 6 e os 8/9 anos, acessível com interação tangível através de um tablet. A narrativa deste livro constrói-se pela manipulação de tokens utilizando balões de banda-desenhada. A sua colocação sobre o ecrã desencadeia eventos narrativos na componente digital associados ao valor simbólico de cada balão. Considerou-se o envolvimento da criança nos processos de desenvolvimento e de avaliação dos protótipos, enfatizando diferentes papéis que estas poderão desempenhar no processo de design de artefactos, de acordo com os objetivos delineados para cada um dos projetos. Desenvolveram-se sessões com as crianças numa escola e numa biblioteca, em fases distintas do desenvolvimento dos protótipos, desempenhando estas sessões um papel crucial no desenvolvimento e na avaliação de ambos os protótipos. Esta investigação permitiu-nos delinear algumas indicações processuais sobre o desenvolvimento de artefactos com crianças, assim como contribuir para a discussão em redor da conceção, utilização e análise de livros híbridos.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança - Especialidade em Comunicação Visual e Expressão Plástica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44965
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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