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dc.contributor.authorZagalo, Nelsonpor
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Améliapor
dc.contributor.authorAraújo, Inêspor
dc.date.accessioned2017-03-08T14:48:31Z-
dc.date.available2017-03-08T14:48:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0872-7643por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/44933-
dc.description.abstractCom base num estudo realizado com alunos do 2º ciclo do ensino básico (CEB) ao ensino superior, apresentamos os principais elementos do design de videojogos que levam os jovens a jogar jogos digitais. A constante procura por nova informação nas pessoas é fundamental no modo como se realiza o design de videojogos, que por sua vez tem também em atenção modelações motivacionais para sustentar as experiências de jogo. No estudo realizado, e por forma a motivar por competências, identificámos nas respostas obtidas os elementos de design «fantasia», «desafio» e «excitação»; já na motivação pela autonomia salientaram-se «tipos de jogo», «mecânica» e jogabilidade. Ao contrário do esperado, não conseguimos destacar elementos para a motivação, pelos relacionamentos a partir da análise do interesse dos sujeitos nos jogos que mais jogampor
dc.description.abstractBased on a study carried out with students from 5th grade to university undergraduates, we present the main elements of videogame design that drive young people to play digital games. The constant search for new information is fundamental in the way the design of videogames is realized, which in turn also has in mind motivational modulations to sustain the experiences of game. In the study carried out, and in order to motivate by competences, we identified in the answers obtained the elements of design «fantasy», «challenge» and «excitement» –, in the motivation for autonomy were emphasized – «types of game», «mechanics» and «gameplay». Contrary to expectations, we have not been able to highlight elements for the relatedness motivation from the analysis of the subjects’ interest in the games they play the most.por
dc.description.abstractÀ partir d’une étude menée chez des élèves allant du CM2 à l’enseignement universitaire, nous présentons les principaux éléments de la conception de jeux qui poussent les jeunes à utiliser des jeux vidéo. La recherche constante de nouvelles informations par le public est fondamentale pour comprendre la façon dont la conception de jeux est réalisée. La conception de jeux prend également en compte les modélisations motivationnelles pour appuyer les expériences de jeu. Dans notre étude, et afin de déterminer des compétences, nous avons identifié dans les réponses les éléments suivants de conception: la «fantaisie», le «défi» et l’«excitation»; en ce qui concerne la motivation à travers l’autonomie, nous avons identifié: les «types de jeux», la «mécanique» et la «jouabilité». Contrairement à nos attentes, nous ne sommes pas arrivés à mettre en évidence des éléments de motivation fondés sur les relations, à partir de l’analyse de l’intérêt des sujets pour les jeux auxquels ils s’adonnent le pluspor
dc.description.sponsorshipFEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETEpor
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto «Dos Jogos às Atividades Interativas para Mobile Learning» (ref. PTDC/CPE-CED/118337/2010)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectDesign de jogospor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectVideogamespor
dc.subjectGame designpor
dc.subjectEducational gamespor
dc.subjectYoung peoplepor
dc.subjectJeux vidéopor
dc.subjectConception de jeuxpor
dc.subjectJeux éducationnelspor
dc.subjectJeunespor
dc.titleElementos do design de videojogos que fomentam o interesse dos jogadorespor
dc.title.alternativeElements of the design of videogames that encourage the interest of playerspor
dc.title.alternativeÉléments de conception de jeux vidéo qui favorisent l’intérêt des joueurspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC48Nelson.pdfpor
dc.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
degois.publication.firstPage169por
degois.publication.lastPage190por
degois.publication.titleRevista ESC - Educação, Sociedade & Culturaspor
degois.publication.volume48por
sdum.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais

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