Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44864

TitleAvaliação externa e autoavaliação de escolas: um estudo empírico no contexto de um Observatório de Autoavaliação de Escolas
Author(s)Sousa, Joana Raquel Faria de
Pacheco, José Augusto
KeywordsAvaliação externa de escolas
Autoavaliação
Investigação-Ação-Formação
Issue date2-Feb-2017
Abstract(s)Nesta comunicação apresentamos o Observatório de Autoavaliação de Escolas, criado, na Universidade do Minho, no seguimento de um projeto de investigação sobre Avaliação Externa de Escolas, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCTPTDC/CPE-CED/111674/2010). Os resultados da investigação indicam que é necessário implementar a Avaliação Externa de Escolas num contexto de diversidade dos processos de Autoavaliação das Escolas, bem como fomentar a criação de observatórios de autoavaliação de escolas nas instituições de ensino superior (Pacheco, 2016). A partir de uma iniciativa concreta do Observatório centrada na investigação-açãoformação, desenvolveu-se um projeto de parceria estratégica com escolas, com a participação ativa de diretores e professores. Esta participação, contextualizada, de igual modo, pelos estudos de Avaliação Externa (Barreira, Bidarra & Vaz-Rebelo, 2016; Ehren, 2016) tem conduzido à recolha sistemática de dados sobre as representações construídas sobre a Avaliação Externa de Escolas e a Autoavaliação no sistema educativo português. Os dados apresentados resultam de um inquérito por questionário, aplicado a professores (n=276) em escolas da região Norte, focando diversas dimensões do modelo de Avaliação Externa, indicando tendências sobre a relação entre Avaliação Externa e Autoavaliação.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44864
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AEE&AA_Sousa&Pacheco_2016.pdf126,97 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID