Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44730

TítuloArticulação curricular entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico: um estudo exploratório
Outro(s) título(s)Curricular articulation between pre-school level and primary school: an exploratory study
Autor(es)Cunha, Maria de Lurdes Ferreira Gomes Barbosa da
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Data2007
Resumo(s)O presente trabalho de investigação incide na “Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico”. Sendo um estudo exploratório, tem como finalidade encontrar dados significativos relativos à motivação dos Educadores e Professores sobre esta temática, fazendo simultaneamente uma leitura sobre o seu empenho e o modo como desenvolvem o trabalho, de forma a perceber como os normativos são percepcionados e implementados. Os primeiros dois capítulos apresentam uma síntese de conceitos e dispositivos legais que se revelam importantes na compreensão deste processo, procurando ao mesmo tempo articulá-los com a interpretação dos participantes neste estudo. No terceiro capítulo justificamos e descrevemos a metodologia adoptada: referimo-nos a uma abordagem metodológica essencialmente de índole quantitativa, embora também articulada com uma abordagem de índole qualitativa. Para tal elaborámos um Inquérito por Questionário (com respostas fechadas e abertas) solicitando a resposta ao mesmo a todos os Educadores de Infância e Professores do 1º CEB de cinco Agrupamentos de Escolas do Distrito de Braga. Os dados obtidos foram tratados através da utilização de técnicas de análise estatística adequadas à sua natureza, nomeadamente, através do Programa Estatístico SPSS (versão 13.0). Recorremos, também, a métodos qualitativos de análise para as questões de resposta aberta, como forma de nos ajudar a interpretar os resultados obtidos através da abordagem quantitativa permitindo uma melhor interpretação e análise da temática em causa. Os dados empíricos, para além de serem apresentados e interpretados em articulação com o quadro teórico e legal que sustenta a nossa investigação, estão devidamente descritos no IV Capitulo. O trabalho apresentado realça o diferente posicionamento dos Educadores de Infância e Professores do 1º CEB face à transição entre estes dois níveis de ensino, factor que condiciona naturalmente a adopção de práticas e estratégias promotoras de uma articulação curricular efectiva. Aponta ainda, este trabalho, para a necessidade de uma reorganização dos espaços físicos no sentido de criar condições para que a Educação Pré-Escolar passe a ser de frequência obrigatória, no ano anterior à entrada das crianças no 1º CEB.
The following investigation paper concerns “The Curricular Articulation between Pre-School and Primary School”. Being an exploratory study, its aim is to find significant data regarding the motivation of Educators and Teachers on this subject, simultaneously analyzing their commitment and the way they develop their work, as a means to understand how the rules are perceived and implemented. The first two chapters present a synthesis of the concepts and legal devices which are important for the understanding of this process, trying, at the same time, to articulate them with the interpretation of the participants in this study. In the third chapter we justify and describe the method used: we refer to a methodological approach essentially of a quantitative nature although articulated with a qualitative one. Having this in mind we created a questionnaire (with open and closed answers) Asking the same to all the pre-school teachers and primary school teachers from the five groups of schools in the district of Braga. The results obtained were analyzed using statistics analysis techniques, namely the Statistic Program SPSS (version 13.0). We have also used qualitative methods of analysis for the questions with an open answer, as a way of helping us understand the results obtained through the quantitative approach allowing a better interpretation and analysis of the subject dealt. The empirical data, besides being presented and interpreted in articulation with the legal and theoretical frame that supports our investigation, are also described in chapter four. This paper enhances the different opinions of pre-school teachers and primary school teachers in what concerns the transition between these two levels of teaching, which eventually restrains the adoption of practices and strategies which promote an efficient curricular articulation. This paper also draws the attention to the need to reorganize the physical spaces in order to create the conditions for pre-school teaching to become compulsory on the last year before children go to primary school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44730
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria de Lurdes Ferreira Gomes Barbosa da Cunha.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID