Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44701

TitleO processo de internacionalização de uma marca de calçado Portuguesa: o caso Josefinas
Author(s)Rebocho, Isabel Alexandra Guedes
Advisor(s)Sousa, Jorge Alves Pereira Cerdeira
KeywordsInternacionalização
Calçado
Investimento direto estrangeiro
Modos de entrada
Mercados externos
Internationalization
Shoes
Foreign direct investment
Entry modes
External markets
Issue date2016
Abstract(s)Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar e retratar o processo de internacionalização de uma marca de calçado portuguesa. A escolha desta temática tem a ver com o fato de vivermos num mundo cada vez mais competitivo. Deste modo a internacionalização é essencial para que as empresas possam fazer frente a esta competitividade. A análise decorre da recolha de dados primários e secundários na empresa Bloomers SA, uma empresa, sediada em Braga. A Josefina é primeira marca própria da Bloomers, foi criada em 2013, sendo já uma marca de referencia no setor do calçado Português. A marca Josefinas é uma marca recente do mercado de calçado Português, tendo já iniciado o seu percurso internacional e um reconhecimento nos mercados nacional e internacional. Este estudo tem como objetivo a expansão do negócio com vista ao crescimento, à conquista de quota de mercado, assim aumentando a competitividade da empresa.
Regarding the theme of business internationalization, I have decided to investigate and analyze the process of Josefinas internationalization. The choice of this theme stems from the fact that we live in an increasingly competitive world. Thus, internationalization is essential for businesses to cope with this competitiveness. The analysis results from the collection of primary and secondary data at Bloomers S.A., a company based in Braga. Created in 2013, Josefinas are Bloomers first brand and already a reference brand in the Portuguese footwear sector. Although a new brand in the Portuguese footwear market, Josefinas have already entered international trade and gained recognition in the national and international market. This study aims at expanding a business with the objective of growth, market share gaining, thus increasing the competitiveness of the company.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44701
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel Alexandra Guedes Rebocho.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID