Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44669

TitleOrientação empreendedora e internacionalização: o estudo de caso de uma empresa do setor têxtil e vestuário
Author(s)Nogueira, Elisabete Maria Campos
Advisor(s)Pinho, José Carlos M.
KeywordsOrientação empreendedora
Internacionalização
Exportação
Setor têxtil e do vestuário
Competitividade
Entrepreneurship orientation
Internationalization
Exportation
Textile industry and garment
Competitiveness
Issue date2016
Abstract(s)Num mundo em constante transformação e com a progressiva liberalização do comércio mundial, o empreendedorismo e o desenvolvimento internacional têm sido a resposta das organizações face ao aumento generalizado da concorrência e às possíveis ameaças à sua sobrevivência. Nesta dissertação estudamos a relação entre a Orientação Empreendedora, num conceito multidimensional, e a internacionalização nas organizações. São apresentadas as diferentes dimensões da OE, e em que medida estas têm influência nas estratégias de internacionalização e competividade das organizações. Dada a importância do setor têxtil e do vestuário na economia portuguesa e o peso na balança comercial, entendeu-se que este é um importante setor a ser estudado. Foi efetuado um caso de estudo de uma empresa do setor com um forte enfoque na internacionalização, em que tentamos compreender de que forma, as diferentes dimensões da OE (inovação, proatividade, assunção de riscos, autonomia e agressividade competitiva) são usadas como estratégias de internacionalização para que a empresa seja competitiva face aos seus concorrentes. Esta dissertação tem por base o estudo de caso, tendo sido utilizada uma metodologia qualitativa, onde se aplicou uma entrevista semiestruturada ao presidente da empresa. A par da entrevista ao presidente da empresa, foram também considerados dados secundários referente à presença desta nos mercados internacionais, como volume de negócios e variedade de mercados. A presença de gestores com uma forte relação empreendedora, um foco estratégico bem definido, baseado no modelo de negócio, a aposta numa estratégia de internacionalização, assim como, a rede de contactos, e alguns mecanismos de apoio institucional, mostram-se elementos essenciais para a competitividade da organização.
In a world of constant transformation resulting from a progressive liberalization of worldwide commerce, entrepreneurship and international business has been an answer to those organizations that wish to keep their survival and growth. In this thesis we study the relationship between the Entrepreneurship Orientation, which is a multidimensional concept, and how it may influence the firm’s internationalization. Different dimensions of the EO are examined and these are expected to have an influence on firm’s internationalization as well as its global competitiveness. Given the importance of the textile industry and clothing in the Portuguese economy and due to its importance for the country’s balance sheet it was the selected industry to be studied. From a methodological perspective, a case study approach was followed addressing to an international well succeed firm. A semi structured interview to the president of the company was conducted. Alongside the interview to the president of the company, there were also considered secondary data regarding the presence of this company in the international markets, as well as its business volume and international market presence. More specifically, a mix methodological approach was followed. Each dimension of the EO orientation (innovation, pro activity, taking risks, autonomy and aggressive competitive) was analysed, specifically its implications on the internationalization strategy of the firm. Results suggest that a strong entrepreneurial orientation posture, a well defined strategy based on a solid business model, a successful strategic entry mode, a relevant business network and a strong institutional support are the most relevant factors to ensure the success of the firm in its international markets.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44669
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisabete Maria Campos Nogueira.pdf
  Until 2020-01-01
662,03 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID