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https://hdl.handle.net/1822/44642
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Campira, Farissai P. | por |
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra M. | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-07T11:18:54Z | - |
dc.date.available | 2017-02-07T11:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44642 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa as relações entre autoconceito, dificuldades vivenciadas e satisfação com a vida em estudantes universitários em Moçambique. Procura também explorar as diferenças nos resultados com base nas variáveis género e idade dos estudantes. Participaram neste estudo 246 estudantes com idades entre os 17 e os 45 anos (M = 23.50, DP = 6,10), que frequentavam a Universidade Pedagógica (n = 176,71.7%) e a Universidade Zambeze (n = 70, 28.3%) , sendo a maioria dos estudantes do sexo masculino (64.8%). Foram administrados três instrumentos: o Questionário de Autoconceito para Estudantes Universitários de Moçambique, o Questionário de Dificuldades Antecipadas e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados mostram uma associação significativa entre o autoconceito e a satisfação com a vida, nomeadamente considerando as dimensões do autoconceito académico, autoconceito social e autoconceito físico, sendo fraca essa relação com o autoconceito religioso. Relacionando o autoconceito com as dificuldades vivenciadas, a correlação é significativa com o autoconceito académico e autoconceito social, sendo de novo fraca a relação com com o autoconceito religioso. Analisando as diferenças no autoconceito em função da variável género, apenas se observa uma diferença com significado estatístico, a favor do sexo feminino, no autoconceito religioso, não tendo sido encontradas diferenças nas dificuldades vivencias e na satisfação com a vida. Por outro lado, tomando a variável idade, as diferenças verificam-se nas dimensões de autoconceito artístico, a favor dos mais novos, e no autoconceito académico e autoconceito social, a favor dos mais velhos. Mais ainda, os estudantes mais velhos vivenciam menores dificuldades no ES e apresentam maior satisfação com a vida. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autoconceito | por |
dc.subject | Vivências académicas | por |
dc.subject | Satisfação com a vida | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Moçambique | por |
dc.title | Autoconceito, vivências académicas e satisfação com a vida: Estudo com alunos universitários de Moçambique | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 101 | por |
oaire.citationEndPage | 118 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | por |
oaire.citationVolume | 20 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.journal | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Autoconceito__vivencias_academicas_(...)_(Campira__Araujo_&_Almeida_2016).pdf | 5,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |