Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44527

TitleEfeito da aplicação de produtos enológicos na eliminação de Aflatoxinas em vinho branco
Author(s)Ferreira, A. B.
Silva, D.
Rocha, C.
Inês, A.
Nunes, Fernando M.
Filipe-Ribeiro, Luís
Abrunhosa, Luís
Cosme, Fernanda
KeywordsAflatoxinas
Produtos enológicos
Vinho
Cor
Composição fenólica
Issue date4-May-2016
CitationFerreira, A. B.; Silva, D.; Rocha, C.; Inês, A.; Nunes, F. M.; Filipe-Ribeiro, L.; Abrunhosa, Luís; Cosme, F., Efeito da aplicação de produtos enológicos na eliminação de Aflatoxinas em vinho branco. 10º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo. Vol. I, Évora, Portugal, 4-6 maio, 201-208, 2016.
Abstract(s)As aflatoxinas, quimicamente definidas como difuranocumarinas, são metabolitos secundários produzidos principalmente pelas espécies Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. O presente trabalho teve como objetivo estudar a ação de diferentes tipos de produtos enológicos na remoção de aflatoxinas (B1 e B2) presentes no vinho. A eficácia desses produtos na remoção das referidas micotoxinas foi avaliada utilizando vinho artificialmente contaminado com AFB1 e AFB2. O produto enológico que mostrou ser mais eficaz na remoção destas micotoxinas foi a bentonite, com percentagem de remoção de 100%. O caseinato de potássio também se mostrou eficaz, com percentagem de remoção na ordem dos 70 a 80%. Adicionalmente também se avaliou o impacto destes produtos enológicos sobre as características físico-químicas dos vinhos. Os resultados obtidos podem fornecer informações úteis para o sector vitivinícola, na seleção do produto enológico mais apropriado na remoção das aflatoxinas, reduzindo a toxicidade e melhorando simultaneamente a qualidade e segurança alimentar do vinho.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44527
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document_46611_1.pdf3,57 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID