Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44526

TitleProdução de lipase a partir de leveduras não convencionais isoladas do bagaço de caju
Author(s)Freitas, M.
Rodrigues, S.
Gudiña, Eduardo J.
Rodrigues, L. R.
Gonçalves, L. R. B.
Issue date25-Sep-2016
PublisherAssociação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ)
CitationFreitas, M.; Rodrigues, S.; Gudiña, Eduardo J.; Rodrigues, Lígia R.; Gonçalves, L. R. B., Produção de lipase a partir de leveduras não convencionais isoladas do bagaço de caju. COBEQ 2016 - XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química). Fortaleza, Brazil, Sep 25-29, ABEQ, 1-8, 2016.
Abstract(s)As lipases (E.C. 3.1.1.3) são uma classe de enzimas que catalisam a hidrólise dos triglicerídeos de ácidos gordos livres e glicerol. Essas enzimas encontram uma grande aplicação nas indústrias de alimentos, detergentes, cosméticos, síntese orgânica e farmacêutica. Neste trabalho, as leveduras Candida tropicalis e Meyerozyma caribbica isoladas do bagaço de caju foram testadas quanto à sua capacidade de produção de lipase. As fermentações foram conduzidas em agitador rotatório a 30 °C e 170 rpm. A medida da atividade foi feita através da hidrólise com o pNFL (p-nitrofenil laurato). Para a produção da enzima foi utilizado um meio de cultura contendo resíduos agroindustriais, nomeadamente melaço 10 g/L, milhocina 4 g/L, águas russas 1,0 % (v/v). A atividade do sobrenadante da C. tropicalis foi 233 ± 10 U/L e da M. caribbica foi 146 ± 7,30 U/L em 24 h de fermentação. Esses resultados mostram o potencial dessas estirpes para a produção da enzima lipase a partir de resíduos agroalimentares.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44526
ISSN21785600
Publisher versionhttp://cobeq2016.com.br/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document_46605_1.pdf379,14 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID