Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44521

TítuloMicotoxinas em vinhos: ocorrência e métodos analíticos
Autor(es)Abrunhosa, Luís
Data20-Mai-2016
CitaçãoAbrunhosa, Luís, Micotoxinas em vinhos: ocorrência e métodos analíticos. Fórum ALABE 2016: A análise em Enologia. Fátima, Portugal, 19-20 maio, 2016.
Resumo(s)As micotoxinas são metabolitos secundários tóxicos produzidos por certos fungos filamentosos que apresentam efeitos teratogénicos, citotóxicos, neurotóxicos, nefrotóxicos, imunossupressores e/ou estrogénicos. Para além disso, algumas delas são comprovadamente cancerígenas aflatoxinas, ocratoxina A e fumonisinas estão classificadas respetivamente nos grupos 1, 2B e 2B pelo IARC [1]. As micotoxinas podem ser encontradas numa grande diversidade de produtos agrícolas e alimentares, o que constitui uma ameaça para a segurança alimentar. A sua ocorrência nestes produtos deve ser monitorizada e os seus níveis reduzidos tanto quanto tecnologicamente é possível de forma a minimizar o seu impacto na saúde humana. Nos vinhos, a ocratoxina A é a micotoxina mais comum e a única a estar legislada. No entanto, também tem sido reportada a presença de aflatoxina B2 [2], fumonisina B2 [3], alternariol e alternariol monometil éter [4-7], ácido tenuazónico [8], ácido ciclopiazónico, ácido micofenólico e zearalenona [9] em alguns vinhos. Embora a sua ocorrência não levante para já grandes problemas para a saúde dos consumidores, é importante que os produtores de vinho estejam atentos a esta problemática de forma a implementarem medidas de controlo adequadas. A presente comunicação pretende rever a problemática das micotoxinas nos vinhos de forma a divulgar os mais recentes progressos ocorridos nesta matéria. Uma revisão sobre a ocorrência de novas micotoxinas nos vinhos, métodos analíticos e sobre práticas que podem promover a segurança micotoxicológica dos vinhos irá ser apresentada.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44521
Versão da editorahttp://www.alabe.pt/pt/eventos/forum/forum.php
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_46612_1.pdf100,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID