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TitleMedia, famílias e inclusão social: um estudo numa urbanização social de Famalicão
Author(s)Moreira, Patrícia Maria Araújo
Advisor(s)Pereira, Sara
Issue date14-Dec-2016
Abstract(s)Este estudo tem como principais objetivos conhecer o papel que os media desempenham no quotidiano e nas vidas de um grupo de famílias que habitam uma urbanização social no concelho de Vila Nova de Famalicão. Conhecer os usos que fazem dos media, analisando em particular as práticas mediáticas das crianças e jovens dos 3 aos 18 anos destes agregados; identificar as práticas de mediação parental em relação aos media utilizados pelas crianças e jovens; e compreender se os media são fatores de inclusão social e digital destes agregados ou se, pelo contrário, são fatores de exclusão, são outros objetivos do estudo. Para os cumprir, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, contemplando este a realização de entrevistas semiestruturadas aos pais e/ou encarregados de educação dos agregados familiares com crianças e jovens dos 3 aos 18 anos de idade, bem como a realização de grupos de foco a crianças e jovens dos 12 aos 16 anos residentes na urbanização em estudo. A análise dos resultados indica que estas famílias têm dificuldades no acesso dos meios no lar (a computadores, Internet, TV por cabo) e demonstram escassas competências digitais que lhes permita o usufruto das potencialidades e oportunidades dos vários meios o que, consequentemente, os coloca numa posição de desigualdade de oportunidades e de exclusão social, uma situação para a qual contribuem outros fatores, nomeadamente de natureza socioeconómica.
This study had as main objective to know the role that media play in everyday life and in the lives of a group of families who resides in a social urbanization in Vila Nova de Famalicão county. Knowing the uses they make of the media, analyzing in particular the habits of media's use of children and young people from 3 to 18 years of the aggregates; Identify parental mediation practices in relation to the media used by children and young people; and understand if the media are factors of social and digital inclusion of these aggregates or, in contrast, if they are exclusion factors, are other study objectives, we opted for a qualitative study, considering that, in the interviews semistructured to the parents and/or guardians of households with children and young people from 3 to 18 years of age, as well as conducting focus groups with children and young people from 12 to 16 years living in the urbanization's study. The results indicate that these families have difficulty in the home access media (computers, Internet, cable TV), as well as demonstrate limited digital skills that will not permit them the full usufruct of the potential and opportunities of the various resources which, sequentially, put them in a situation of unequal position before the opportunities and social exclusion, a situation to which contribute other factors, including those of socio-economic nature.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44489
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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