Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4446

TitleControlo de bulking filamentoso: Acompanhamento de um processo de tratamento de efluentes do SIDVA
Author(s)Faria, Rui
Costa, Cláudio
Ferreira, E. C.
KeywordsETAR
Nocardia
Bulking
Cloro
Aspersão superficial
Issue date2002
PublisherAssociação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico (APESB)
CitationFARIA, Rui; COSTA, Cláudio; FERREIRA, Eugénio C. - Controlo de bulking filamentoso : acompanhamento de um processo de tratamento de efluentes do SIDVA. In VIEIRA, José Pereira [et al.], ed. lit. – “10º ENaSB : Encontro Nacional de Saneamento Básico, SILUBESA : Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental : uso sustentável da água, Braga, 16-19 Setembro 2002” [CD-ROM]. Braga : Associação Portuguesa Para Estudos de Saneamento Básico [etc.], 2002.
Abstract(s)Na ETAR de Serzedelo existiam problemas de separação de sólidos – foaming – provocados pelo crescimento excessivo de Nocardia spp, nas bacias de arejamento. Na tentativa de resolução deste problema foram realizados vários ensaios, tais como: adição de sais, anti-espumante, controlo do arejamento e alteração da razão F/M de funcionamento. Uma vez que estas tentativas foram ineficazes, optou-se por aplicar cloro na superfície – aspersão superficial. Este trabalho teve como objectivo o acompanhamento da utilização de cloro na superfície dos tanques de arejamento. A dosagem inicial de 10 gCl2/m²/dia e a dosagem máxima utilizada foi 17 gCl2/m²/dia. Para estas dosagens, a diminuição das espumas não foi eficaz, no período do ensaio industrial. No entanto, a eficiência de tratamento não foi alterada, uma vez que a comunidade microbiana e a sua actividade não foram significativamente afectadas.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4446
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEXTO-185[2].pdf79,67 kBAdobe PDFView/Open
T2-2.2_185[1].pdf281,42 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID