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TítuloAnálise e melhoria de um processo produtivo de uma empresa no ramo têxtil
Autor(es)Machado, João Luís da Silva
Orientador(es)Sousa, Sérgio
Palavras-chaveFerramentas da qualidade
Variabilidade do processo
Metodologias de melhoria da qualidade
Sistemas de controlo da qualidade
Capacidade do processo
Quality tools
Process variability
Quality improvement methodology
Quality control systems
Process capability
Data2016
Resumo(s)O setor industrial, cada vez mais complexo, exige um conhecimento daquilo que são chamadas as boas práticas, tanto para garantir o cumprimento dos requisitos dos clientes como os prazos de entrega. É relevante considerar que o avanço no conhecimento científico resultou em produtos mais complexos e impôs desafios muito maiores às empresas. A utilização de metodologias de melhoria da Qualidade possibilita uma aproximação aos padrões mais exigentes, podendo aplicar-se em qualquer tipo de Indústria produtiva. Esta dissertação apresenta um caso prático de aplicação de ferramentas da qualidade para apoio à resolução de problemas de qualidade numa indústria têxtil. Foi seguida a metodologia PDCA para resolução de problemas de qualidade e recorrendo a ferramentas de Qualidade foram identificados os problemas mais críticos da empresa e atuou-se de acordo com o plano de ações definido por uma equipa multidisciplinar formada por pessoas experientes no processo. Tentou-se, numa primeira fase, identificar as variáveis do processo que provocam a variabilidade do processo num dos artigos mais críticos da empresa e assim tentar solucionar o problema. Em seguida calculou-se o Cpk para inferir a capacidade do processo para produzir o artigo e reduzir a variabilidade do processo. A causa raíz não foi claramente identificada e corrigida e consequentemente o desvio padrão não foi alterado, em alternativa, sugeriu-se um novo plano de ação, aumentar a média do processo para um valor mais próximo do limite superior de especificação, definindo-se um novo valor nominal, de forma a reduzir o número de peças para sucata. A mesma metodologia deve ser empregue para futuras produções até ser encontrada as causas raíz e assim atuar na redução do desvio padrão, aumentando o índice de capacidade do processo. Devem ser empregues na empresa sistemas de controlo de Qualidade com o objectivo de criar bases sólidas para ajudar nas tomadas de decisão que têm em vista a redução de problemas de Qualidade, e assim aumentar os índices de Qualidade da Empresa.
The industrial sector, increasingly complex, requires a knowledge of what are called good practices, both to ensure compliance with customer requirements and delivery times. It is important to consider that the advance in scientific knowledge has resulted in more complex products and imposed far greater challenges to companies. The use of Quality Improvement Methodologies allows an approach to the highest standards and may be applied in any type of production industry. This dissertation presents the application of Quality Tools to support the resolution of Quality problems in textile industry. Followed the PDCA methodology for Quality problem solving and using Quality Tools the most critical problems of the company were identified and acted in accordance with the action plan defined by a multidisciplinary team formed by experienced people in the process. It was tried to initially identify the process variables that cause process variability in the most critical articles of the company and thus try to solve the problem. Then it was calculated the Cpk to infer the process capability to produce the article and decrease the standard deviation. The root cause has not been clearly identified and corrected and therefore the standard deviation has not changed, alternatively, was a new action plan to divert the process to the upper specification limit, setting a new nominal value in order to reduce the number of parts for scrap. The same methodology should be used for future productions until found the root causes and thus act to reduce the standard deviation by increasing the Process Capability index. Quality Control Systems should be employed in the company with the aim of creating a solid foundation to help making decisions that are aimed at the reduction of Quality Problems, and thus increase the Company's Quality indices.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44448
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:DPS - Dissertações de Mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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