Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/44378
Title: | Análise dos manuais de PLE usados nas universidades chinesas no nível de iniciação (A1/A2 do QECRL): um estudo de caso em 5 universidades da China continental |
Author(s): | Han Ying |
Advisor(s): | Moreira, Maria Micaela Ramon |
Keywords: | Ensino de PLE na China Manuais de PLE Abordagem comunicativa Portuguese Foreign language teaching in China Portuguese foreign language textbook Communicative approach 中国葡萄牙语外语教学 葡萄牙语外语教材 交际教学法 |
Issue date: | 2016 |
Abstract(s): | Num contexto de crescente cooperação entre a China e os países de língua
portuguesa, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) tem-se desenvolvido de
uma forma muito rápida na China continental nos últimos 15 anos, registando
progressos visíveis a vários níveis. No entanto, enfrenta também vários desafios,
entre os quais se destaca a falta de materiais didáticos adequados ao público
sinofalante e o baixo índice de utilização de metodologias comunicativas em
contexto de aula.
Este estudo propõe-se fazer uma análise de cinco manuais de PLE para o nível
de iniciação (A1/A2 do QECRL), - Aprender Português 1, Curso de Português para
Chineses 1, Português XXI 1, Português para Ensino Universitário 1 e Português sem
Fronteiras 1 - que são usados em cinco universidades chinesas selecionadas para
integrar este trabalho: a Universidade de Comunicação da China, a Universidade de
Estudos Internacionais de Beijing, a Universidade de Estudos Internacionais de
Tianjin, a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian e a Universidade de Línguas
Estrangeiras de Jilin Huaqiao.
O estudo realizado conduziu a resultados que permitirão a) avaliar criticamente
e conceber de raiz manuais e outros materiais didáticos de PLE adequados às
necessidades específicas dos alunos chineses; b) constatar a importância da
utilização adequada da abordagem comunicativa nas aulas do português; c) e
melhorar a eficiência e a qualidade dos cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa
na China. With the enormous intensification of cooperation between China and Portuguese-speaking countries, the teaching of Portuguese as a foreign language has developed very quickly in mainland China in the last 15 years. We have seen progress at several levels, but it also faces several challenges, among which the most prominent is the lack of teaching materials appropriate to specific sinofalante audience and the limited use of communicative methods in the classroom. This study proposes to analyze five different Portuguese foreign language textbooks at an initiation level (A1/A2 of the CEFRL): Aprender Português 1, Curso de Português para Chineses 1, Português XXI 1, Português para Ensino Universitário 1 and Português sem Fronteiras 1, which are used in five Chinese universities selected to integrate this work: Communication University of China, Beijing International Studies University,Tianjin Foreign Studies University, Dalian University of Foreign Languages and Jilin HuaQiao University of Foreign Languages. The study undertaken leads to results that will allow to a) critically evaluate and design Portuguese foreign language textbooks and other teaching materials tailored to the specific needs of Chinese students; b) note the importance of proper use of communicative approach in the classroom; c) and improve the efficiency and quality of the Degrees in Portuguese Language in China. 随着中国和葡语国家合作的加强,近十五年来中国的葡语教学得到了飞速 发展。虽然取得了一定的进步,但是葡语教学也面临着各种各样的挑战。其中, 最突出的困难是:缺少中国学生适用的教材,课堂教学的互动仍有不足。 本文分析了五本入门级/初级葡语外语教材,分别是:《学习葡萄牙语1》、 《葡语二十一世纪1》、《葡语无疆界1》、《葡萄牙语综合教程1》以及《大 学葡萄牙语1》。此外,作者在使用这些教材的五所大学进行了问卷调查。五所 大学分别是:中国传媒大学、北京第二外国语学院、天津外国语大学、大连外 国语大学以及吉林华桥外国语学院。 通过本文的研究,从业人员能够根据中国学生需求,设计葡语外语教材和 教学资料,并对其使用情况进行评估。同时,本文还强调了葡语课堂教学中适 当采用交际教学法的重要性。本研究,有助于改进中国葡语本科教学的效率, 提高教学质量。 |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM)-Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44378 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Han Ying.pdf | 6,22 MB | Adobe PDF | View/Open |