Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44356
Título: | Zapeando por ELE: una propuesta para el desarrollo de la competéncia sociocultural e intercultural en el aula de ELE |
Outro(s) título(s): | Uma abordagem didática para o tratamento da competência sociocultural e intercultural no ensino superior de ELE |
Autor(es): | Aller Carrera, Tamara |
Orientador(es): | Pazos Justo, Carlos |
Palavras-chave: | Competencia sociocultural Competencia intercultural Material audiovisual Neotelevisión Programas televisivos Telerrealidad Competência sociocultural Competência intercultural Material audiovisual Neotelevisão Programas televisivos Reality TV |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | En la presente memoria se aborda como los medios audiovisuales y, más especialmente, los
programas televisivos de entretenimiento y telerrealidad se puedan llegar a convertir en las
herramientas pedagógicas y fuentes de aprendizaje más fructíferas para desarrollar la
competencia sociocultural e intercultural en la enseñanza superior de ELE. Este tipo de material
concede la posibilidad de presentar los contenidos socioculturales y las interacciones sociales en
una situación de inmersión cultural puesto que, se define por ser material audiovisual producido
y dirigido por y para un público nativo. Esta particularidad permite que el alumno pueda visualizar
toda clase de acontecimientos, actuaciones y conductas sociales en situaciones reales y
contextualizadas.
Además, este trabajo pretende presentar una selección actualizada e innovadora de los productos
televisivos que más se pueden adecuar a las necesidades educativas del grupo meta y
proporcionar una serie de materiales didácticos para contribuir y paliar la falta de material
pedagógico específico para el desarrollo de ambas competencias. Esta tese de mestrado analisa como os meios audiovisuais e, particularmente, os programas televisivos de entretenimento e telerrealidade se podem tornar nas ferramentas pedagógicas e fontes de aprendizagem frutíferas para p desenvolvimento da competência sociocultural e intercultural no ensino superior de ELE. Este tipo de material possibilita a apresentação do conteúdo sociocultural e as interações sociais numa situação de imersão cultural, uma vez que é produzido e dirigido por e para um público nativo. Esta peculiaridade permite que o aluno possa visualizar acontecimentos, condutas e ações em situações reais e contextualizadas. Além disso, este trabalho pretende apresentar uma seleção atualizada e inovadora dos produtos televisivos que mais se podem adaptar às necessidades educativas do grupo alvo e fornecer uma série de materiais educativos para ajudar a mitigar a falta de materiais didáticos específicos para o desenvolvimento de ambas as competências. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44356 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tamara Aller Carrera.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |