Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44288

TítuloNarrar e animar a vida: idosos em centro de dia
Outro(s) título(s)Describe and animate life: elderly in a day care institution
Autor(es)Lobo, Ana Catarina Ribeiro
Orientador(es)Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEducação de adultos
Narrativas de vida
Envelhecimento
Animação sociocultural
Adult education
Narratives of life
Aging
Socio-cultural animation
Data2015
Resumo(s)O presente relatório de estágio remete para uma investigação/intervenção integrado no Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este relatório apresenta o projeto de investigação/intervenção “Narrar e Animar a Vida: idosos em centro de dia” realizado na valência de centro de dia em que o público-alvo predominante são os idosos. Os principais objetivos deste projeto passam por proporcionar aos utentes novas experiências e aprendizagens que permitam o seu desenvolvimento pessoal, promover diferentes atividades de aprendizagem e de ocupação de tempos livres e conhecer e compreender o comportamento e personalidade do idoso através de pequenas narrações de principais momentos nas suas vidas. A terceira idade e o envelhecimento permanecem, hoje, associados a estereótipos negativos (exclusão social, isolamento, demência, depressões, dependência,…), que trazem consequências “fatais” para os indivíduos que pertencem a este grupo etário. Torna-se, então necessário, que as instituições sejam capazes de criar para este tipo de população um ambiente agradável e dinâmico conceptualizando momentos aprendizagem, em que esteja presente a educação e a formação. A animação sociocultural é caracterizada por desenvolver ações de animação junto de um público-alvo específico, fomentando ações para a ocupação de tempos de lazer em comunidade, desenvolvendo atividades capazes de promover conhecimentos culturais, sociais, lúdicos, recreativos e educativos. As narrativas de vida estão associadas aos métodos de investigação em educação, associando-se à reflexão e apresentação, não exaustiva, de momentos que o ser humano viveu ao longo de toda a sua existência. A metodologia utilizada neste projeto de estágio remete para o paradigma de investigação-ação participativa, uma vez que pretende conhecer e compreender a complexidade dos fenómenos, estudá-los e intervir de forma correta, com o objetivo de produzir mudanças de comportamentos nos intervenientes e reconstruir conceitos e ações significativas.
This internship essay is refered to a investigation/intervention integrated in Master's degree of “Adult Education and Community Intervention” of Education Institute, Minho University. This essay introduce a investigation/intervention project, elaborated in a day care institution which the target group is the elderly. The main goals of this project are to provide to the target group new experiences and learnings that takes them to a personal development, promoting different learning activities and free time ocupational activities, get to know and understand the behavior and personality of the elderly from these little narratives about moments of their lifes. Today, elderly and aging stay associated to negative steriotypes (social exclusion, isolation, dementia, depression, dependence), that brings fatal consequencies to the people in this age group. Became necessary that institutions be capable of creating a pleasant and dinamic environment based on learning moments which can includes Education and training. The sociocultural animation is characterized by the development of animation actions for a specific target group, by promoting actions of leisure-time occupation in community, developing activities capable of transmitting cultural, social, recreational, educational and recreational knowledge. The life narratives are associated with investigation in education methods, linked to reflexion and presentation, not exhaustive about moments that the Human Being has been lived during all of his existence. The chosen methodology refers to the participatory paradigm action-research which want to know and understand the complexity of the phenomena, study them and intervene properly in the order to produce changes in individual’s behavior and rebuild concepts and meaningful actions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44288
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Ribeiro Lobo.pdfRelatório de Estágio2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID