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https://hdl.handle.net/1822/44277
Título: | Avaliação de desempenho docente em tecnologias da informação e comunicação: um estudo transcultural Brasil – Portugal: relatório técnico |
Autor(es): | Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Vendramini, Claudette Maria Medeiros Dias, Anelise Silva Prates, Eli Andrade Rocha Piovezan, Nayane Martoni Martins, Ronei Ximenes Almeida, Patrícia Vasconcelos Almeida, Leandro S. Silva, Bento Duarte Araújo, Alexandra |
Palavras-chave: | Avaliação psicológica Literacia digital Psicometria Informática educacional Perfil docente Ensino superior |
Data: | Mai-2014 |
Editora: | Universidade de Brasília (UnB) |
Citação: | Joly, M. C., Martins, R., Almeida, L., Silva, B., Araújo, A., & Vendramini, C. (2014). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO TRANSCULTURAL BRASIL – PORTUGAL. Brasília, DF: Universidade de Brasília. |
Resumo(s): | A presente pesquisa, de caráter interinstitucional e transcultural, teve como objetivo caracterizar e verificar diferenças de perfil do docente universitário no Brasil e Portugal quanto ao seu desempenho relativo ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e aplicação destas na educação utilizando-se de escalas de avaliação válidas e precisas para os dois países. Os 505 participantes eram, na sua maioria, do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutorado, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Construiu-se uma escala de autorelato para avaliar a literacia digital dos participantes cujas propriedades psicométricas foram aferidas para Brasil e Portugal. A Escala de Avaliação da Literacia Digital para Professores conta com evidências de validade estrutural obtidas por análises fatorial exploratórias e precisão de 0,93. Os resultados acerca da investigação direta com os docentes acerca da Literacia Digital sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, power point, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital especificamente, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica, havendo diferenças estatisticamente significativas entre os países, a favor da amostra brasileira. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais. |
Tipo: | Relatório |
Descrição: | Contém em anexo a escala ALiDiP - Avaliação da Literacia Digital para Professores, com dois fatores: Fator 1 - “Competência em Gestão Pedagógica”; Fator 2 “Competência Instrumental”. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44277 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Avaliação de desempenho docente em tecnologias de informação e comunicação um estudo transcultural Brasil – Portugal - Relatorio Tecnico .pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |