Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44266

TítuloPensar a educação da infância e os seus contextos
Autor(es)Folque, Maria Assunção
Tomás, Catarina Almeida
Vilarinho, Emília
Santos, Lúcia
Homem, Luisa Fernandes
Sarmento, Manuel Jacinto
Editor(es)Silva, Manuela
Cabrito, Belmiro
Fernandes, Graça Leão
Lopes, Margarida Chagas
Ribeiro, Maria Eduarda
Carneiro, Maria do Rosário
Palavras-chaveEducação de infância
Política educativa
Cidadania infantil
Criança
Data2016
EditoraEduca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Resumo(s)No âmbito do Projeto Pensar a Educação, este capítulo corresponde à análise das políticas para a educação da infância em Portugal, considerando sobretudo o período entre o 25 de abril e a atualidade. O capítulo sinaliza progressos, mas também impasses e ameaças no desenvolvimento das políticas para a educação da infância. A abordagem adotada parte da análise das crianças, enquanto sujeitos históricos inseridos em contextos sociais específicos, e da infância, enquanto categoria geracional autónoma, para enquadrar necessidades e perspetivar linhas de desenvolvimento educacional, nos planos curricular, da formação de profissionais da educação e na orientação político-pedagógica para o grupo etário dos zero aos seis anos de idade
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44266
ISBN978-089-8272-24-9
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters
CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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