Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44266

TitlePensar a educação da infância e os seus contextos
Author(s)Folque, Maria Assunção
Tomás, Catarina Almeida
Vilarinho, Emília
Santos, Lúcia
Homem, Luisa Fernandes
Sarmento, Manuel Jacinto
Editor(s)Silva, Manuela
Cabrito, Belmiro
Fernandes, Graça Leão
Lopes, Margarida Chagas
Ribeiro, Maria Eduarda
Carneiro, Maria do Rosário
KeywordsEducação de infância
Política educativa
Cidadania infantil
Criança
Issue date2016
PublisherEduca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Abstract(s)No âmbito do Projeto Pensar a Educação, este capítulo corresponde à análise das políticas para a educação da infância em Portugal, considerando sobretudo o período entre o 25 de abril e a atualidade. O capítulo sinaliza progressos, mas também impasses e ameaças no desenvolvimento das políticas para a educação da infância. A abordagem adotada parte da análise das crianças, enquanto sujeitos históricos inseridos em contextos sociais específicos, e da infância, enquanto categoria geracional autónoma, para enquadrar necessidades e perspetivar linhas de desenvolvimento educacional, nos planos curricular, da formação de profissionais da educação e na orientação político-pedagógica para o grupo etário dos zero aos seis anos de idade
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44266
ISBN978-089-8272-24-9
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters
CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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