Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44249
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.contributor.author | Palhares, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-10T16:40:56Z | - |
dc.date.available | 2017-01-10T16:40:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-01 | - |
dc.date.submitted | 2015-03 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44249 | - |
dc.description.abstract | Discutimos neste texto o processo de construção da excelência académica na escola pública portuguesa a partir de uma análise ancorada em três escalas de observação: macro (políticas de regulação da educação); meso (efeito-estabelecimento, designadamente as dimensões da gestão e liderança); e micro (percursos escolares e não-escolares a partir de experiências juvenis). Por um lado, a abordagem incidirá sobre uma noção mais ampla do quotidiano educativo, para além das lógicas da cultura escolar e dos modos de regulação oficiais do sistema de ensino; por outro lado, o design metodológico privilegiará o estudo em profundidade do fenómeno a partir de quatro estudos de caso, elegendo como população-alvo o universo de alunos com desempenhos excelentes (classificações iguais e superiores a 18 valores, numa escala de 0 a 20 valores), em contraponto com uma amostra representativa de alunos não excelentes pertencentes às escolas selecionadas. Do extenso corpus empírico disponível, serão mobilizados os dados de um inquérito por questionário administrado a uma amostra de 1022 alunos de 4 escolas com ensino secundário, entrevistas grupais (focus group) e individuais a alunos, num total de 40. Os resultados apontam para a relevância de múltiplos fatores na fabricação da excelência: as aprendizagens informais (e não formais), o projeto pessoal e o trabalho escolar no interior da escola e as estratégias de gestão organizacional e pedagógica como investimento na construção de uma elite escolar. | por |
dc.description.abstract | This paper discusses the construction process of academic excellence in the Por - tuguese state school from an analysis anchored in three scales of observation: 615 macro (regulatory policies of education); meso (school effect, particularly the dimensions of management and leadership) and micro (school and non-school pathways and experiences of students). On one hand, the approach will focus on a wider notion of daily school life, beyond the logic of the school culture and official modes of regulation of the educational system; on the other hand, the methodological design will focus on study of the phenomenon from four case studies, choosing as a target all students with excellent performances, opposing them to a representative sample of non-excellent students from the four schools selected. We will mobilize data from a survey of 1022 students from 4 schools with secondary education, focus group and individual interview, involving 40 students. The results show the impact of multiple factors in the construction of excellence: the informal and non-formal learning, the individual project of life and school work, the strategies of organizational and pedagogical management as investment in production of a school elite | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho; Trabalho financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/132086/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.subject | Cultura organizacional escolar | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Academic excellence | por |
dc.subject | School organizational cultures | por |
dc.subject | Leadership | por |
dc.title | Escalando o pódio: a performatividade académica no ensino secundário | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR45f990cfec622_1.pdf | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationConferenceDate | 9 Jul. - 11 Jul. 2015 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 615 | por |
oaire.citationEndPage | 640 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
comunicacao.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons