Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44235

TitleA interdisciplinaridade na Língua Portuguesa para a formação de professores da educação de jovens e adultos
Other titlesInterdisciplinarity in Portuguese language for the formation of teachers of the young and adults education
Author(s)Lopes, Elba de Brito
Advisor(s)Carvalho, José António Brandão
KeywordsLíngua portuguesa
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Educação de adultos
Projeto político pedagógico
Portuguese language
Interdisciplinarity
Teachers formation
Adults education
Issue date2016
Abstract(s)A investigação que aqui se apresenta teve como objeto a interdisciplinaridade na Língua Portuguesa na Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos. Teve como objetivo verificar se, no campo empírico, numa Escola Municipal localizada na zona norte da cidade do Natal-RN, Brasil, se implementa um processo de ensino e aprendizagem de natureza interdisciplinar. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, através da realização de uma entrevista a sujeitos envolvidos na instituição referida: nove (09) professores e um (01) coordenador pedagógico. Como conclusões, referem-se as seguintes:a Escola Municipal desenvolveu um Projeto Político Pedagógico, mas este não contribui para a práticas, nem traça estratégias relevantes para a resolução da dificuldade de aprendizagem; a Escola não implementa uma pedagogia de projeto, nem projetos interdisciplinares, apenas trabalha com projetos temáticos voltados para datas comemorativas. Além disso foi evidenciado que as atividades extraclasse não têm objetivos bem definidos e objetivam apenas oferecer aos alunos e professores um “alívio” das rotinas de sala de aula. Pode-se ainda frisar que a revisão de literatura realizada demonstrou a importância da interdisciplinaridade e a necessidade de a trabalhar na formação dos professores, tanto na formação de professores de Língua Portuguesa, como na dos professores das demais áreas de conhecimento. Afinal, um processo de ensino e aprendizagem que contemple uma abordagem interdisciplinar proporciona aos alunos novas competências e um novo olhar sobre a realidade e a escola.
The research presented here is focused on interdisciplinarity in the Portuguese Language Class in the Training of Teachers of Youth and Adult Education. The purpose of this study was to verify if, in the empirical field, in a Municipal School located in the northern part of the city of Natal-RN, Brazil, interdisciplinary projects are developed of nature is implemented. For that, a case study was developed, following a qualitative methodology, through an interview with subjects working in the referred institution: nine (09) teachers and one (01) pedagogical coordinator. As conclusions, we may refer the following: the Municipal School developed a Political Pedagogical Project, but this does not contribute to practices, nor does it outline relevant strategies aiming at the resolution of learning difficulties; The School does not implement a project pedagogy or interdisciplinary projects, it only works with thematic projects focused on commemorative dates. In addition, it was evidenced that the extraclass activities do not have well defined objectives and only aim to offer students and teachers a "relief" from the classroom routines. It is also possible to emphasize, based on the the literature review, the importance of interdisciplinarity and the need to work it on teacher training courses, not only in the training of Portuguese Language teachers but also in the training of teachers from other disciplines. After all, a teaching and learning process that embraces an interdisciplinary approach gives students new skills and a new look at reality and school.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44235
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elba de Brito Lopes.pdf
  Restricted access
2,43 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID