Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44202

TitleA influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
Other titlesThe influence of body posture on the performance of the trombone in students of the 3rd cycle and secondary education
Author(s)Pereira, Ricardo André Gomes
Advisor(s)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Faria, Vítor Silva
KeywordsPostura
Problemas
Performance
Trombone
Alunos
Posture
Problems
Performance
Students
Issue date2013
Abstract(s)Este relatório apresenta todo o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção ao nível da influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário. Tendo em conta esta temática, neste projeto de intervenção o objetivo central foi o de investigar os problemas de postura num grupo de quatro alunos de trombone, fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes naqueles alunos e analisar as questões referentes aos mesmos para compreender como preveni-los e minimizá-los no ensino do instrumento. Ao longo deste percurso, os alunos aprenderam a identificar posturas erradas durante a performance, conhecendo processos que os ajudam a compreender melhor os problemas existentes, bem como formas de correção e prevenção dos mesmos. A avaliação desta experiência permitiu concluir que os princípios pedagógicos que estiveram na base deste projeto, foram bastante favoráveis para o desenvolvimento de competências cognitivas, pois tornaram o processo de aprendizagem bastante claro para os alunos. Paulatinamente, estes torrnam-se sujeitos conscientes relativamente aos problemas físicos, ao que estão a aprender e ao processo de construção dessas aprendizagens. Ao longo do projeto, e numa perspectiva reflexiva e apoioada na literatura e na prática, pude observar a evolução das competências evidenciadas pelos alunos, e por outro lado, avaliar a minha própria evolução como professor, através da definição e redifinição de estratégias que tiveram como objectivo principal o desenvolvimento da influência da postura corporal na performance do trombone. Poderá encontrar também relatos dos alunos sobre problemas relacionados com o instrumento, assim como as planificações, inquéritos (questionários) e análise de documentos (comentários de um fisioterapeuta sobre os problemas físicos apresentados por cada aluno).
This report presents all the work done over a process of intervention at the level of influence of body posture on the performance of the trombone in students of the 3rd cycle and secondary education. The main aim of this intervention project was to investigate problems of posture in a group of four students of trombone, make a survey on the most recurrent problems in those students and analyze issues relating to them in order to understand how to prevent and minimize them in the process of learning the instrument. Along this way, students learned to identify wrong postures during the performance, while learning processes that may help them better to understand recurrent problems and ways of correction and prevention. The evaluation of this experience led us to conclude that the pedagogical principles that were the basis of this project were very favorable for the development of cognitive skills because it made the learning process very clear to students. Gradually, students became conscious individuals in what concerns physical problems, the learning process, and their course of construction. During the project, and in a reflexive perspective supported by literature and practice, I have seen the evolution of skills evidenced by the students on the one hand, and on the other I could evaluate my own evolution as a teacher, through the definition and redefinition of strategies that had as the main goal the development of the influence of body posture in trombone performance. Reports from students about problems related with the instrument can also be found, as well as lesson plans, surveys (questionnaires) and analysis of documents (comments from a physiotherapist about the physical problems presented by each student).
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44202
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo André Gomes Pereira.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID