Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44172

TitleAvaliação do impacto da formação em jovens e adultos
Other titlesEvaluation de l’impact de la formation chez les jeunes et les adultes
Author(s)Pinheiro, Sylvie Oliveira
Advisor(s)Silva, Guilherme Rego da
KeywordsAprendizagem ao longo da vida
Formação e mercado de trabalho
Capital humano
Jovens e adultos
Impacto da formação
Apprentissage tout au long de la vie
Formation et marché du travail
Capital humain
Jeunes et adultes
Impact de la formation
Issue date2015
Abstract(s)O presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização Formação, Trabalho e Recursos Humanos, teve como objetivo avaliar o impacto da formação numa instituição com três tipologias de formação (Formação Modular Certificada, Formação para a Inclusão e Sistema de aprendizagem), cujo público-alvo são os jovens e os adultos. Estas ações de formação pretendem proporcionar uma educação e uma formação para as suas necessidades a nível pessoal, social e profissional. De forma a responder ao objetivo do estudo, contextualiza-se, em primeiro lugar, a formação e o mercado de trabalho, a sua evolução e as diferentes visões da OCDE para as ofertas formativas proporcionadas pelo Fundo Social Europeu para jovens e adultos. Seguidamente, apresenta-se uma ligação entre formação e mercado do trabalho, a partir da qual, se conclui que é, a partir, da aprendizagem e dos conhecimentos obtidos nas ações formativas que os jovens e os adultos podem atualizar ou renovar os seus conhecimentos e aplicá-los em contextos de trabalho. Neste contexto, realiza-se uma referência ao capital humano, visto ser um conjunto de competências ou talentos que os adultos e os jovens devem possuir de forma a conseguirem enfrentar a competitividade atual do mercado do trabalho, e, uma referência ao fator idade, enquanto fator de discriminação e ao fator de desemprego, pela procura de melhores condições de vida noutros países. De acordo com os temas abordados e com a análise do estudo realizado, por um lado, evidencia-se uma oferta formativa positiva para os jovens e adultos pela análise dos documentos facultados sobre a caracterização da organização, a sua história, missão e objetivos, o plano anual de atividades, o regulamento do funcionamento da formação, a seleção dos formandos e formadores, os critérios de seleção dos formandos e a avaliação da satisfação quanto à formação. O impacto da formação na vida profissional dos jovens e adultos revela-se não totalmente satisfatória, no entanto, parece haver uma evolução do número de empregados. Pelo dados recolhidos através da grelha de observação aplicada em sala de aula, do inquérito por questionário aplicado aos formandos e das entrevistas realizadas aos formadores e direção, os resultados registados neste estudo foram positivos. A comparação das informações recolhidas junto dos formadores e da direção com os testemunhos dos formandos apresentou alguns divergências de perpeções face ao impacto da formação.
L’étude suivante, dans le Master de L'éducation du domaine de la Formation, du Travail et des Ressources Humaines, vise à évaluer l’impact de la formation dans une institution, formation organisée en trois typologies (Formation Modulaire Certifiée, Formation pour l’intégration et Système d’apprentissage), dont le public cible est les jeunes et les adultes. Ces activités de formation visent à assurer l'éducation et la formation de leurs nécessités au niveau personnel, social et professionnel. De façon à répondre à l'objectif de l'étude, nous mettons d’abord en contexte la formation et le marché du travail, son évolution et les différentes visions de l’OCDE, nous concentrant sur les jeunes et les adultes, de façon à obtenir un apprentissage tout au long de la vie, à travers des offres formatives offertes par le Fond Social Européen (FSE). Ensuite, nous présentons une relation entre formation et marché du travail, à partir de laquelle nous concluons que c’est à partir de l’apprentissage et des connaissances obtenues lors des actions formatives que les jeunes et les adultes peuvent actualiser ou rénover leurs connaissances obtenues, de façon à pouvoir les appliquer dans des contextes de travail. Dans ce contexte, il y a une référence au capital humain, car il est un ensemble de compétences ou de talents que les adultes et les jeunes doivent avoir afin d'obtenir face à la compétitivité actuelle du marché du travail, et une référence au facteur de l'âge, alors que facteur de discrimination et le facteur de chômage, la recherche de meilleures conditions de vie dans d'autres pays. En accord avec les thèmes abordés et avec l’analyse de l’étude réalisée, d’un côté, une offre formative positive pour les jeunes et adultes est mise en évidence, en ce qui concerne l’analyse des documents fournis sur la caractérisation de l’organisation, son histoire, la mission et les objectifs, plan annuel d'activités, la réglementation de l'exploitation de la formation, la sélection des stagiaires et des formateurs, les critères de sélection des stagiaires et l'évaluation de la satisfaction de la formation. L’impact de la formation sur la vie professionnelle des jeunes et adultes, se révèle pas tout à fait satisfaisante, cependant, il semble y avoir une évolution du nombre d'employés. Les données recueillies à travers la grille d'observation appliquée dans la salle de classe, le questionnaire administré aux étudiants et aux entrevues avec les formateurs et la direction, les résultats enregistrés dans cette étude ont été positifs. Comparaison des informations recueillies auprès des formateurs et de la direction avec les témoignages des élèves a présenté quelques différences de perpeções abordent l'impact de la formation.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44172
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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