Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4416

TitleConcepções dos professores de 1ºCEB sobre o contributo da Educação Sexual para a promoção da saúde e sua relação com a formação
Author(s)Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
Clément, Pierre
KeywordsEducação sexual
Formação de professores
Issue dateJun-2005
Abstract(s)O objectivo do trabalho que apresentamos consiste em identificar as concepções dos professores de 1º CEB sobre o contributo da educação sexual para a promoção da saúde dos seus alunos, identificar a percepção das suas necessidades de formação nesta área temática e relacionar estas variáveis dependentes com frequência de acções de formação. Para a realização desta fase do estudo procedemos a um levantamento, aplicando um questionário a uma grande amostra de professores, tendo-se obtido 486 questionários devidamente preenchidos, com os quais construímos uma base de dados no Programa SPSS. Procedemos a uma análise descritiva tanto para as variáveis independentes, permitindo caracterizar a amostra, como para as variáveis dependentes em que se apuraram as frequências das respostas, as respectivas percentagens, médias, desvios padrão. Para comparar o grupo de professores que frequentou acções de formação com o grupo que não frequentou aplicámos o teste t. A maioria dos professores consideraram que a educação sexual contribui sobretudo para: o aumento dos conhecimentos sobre sexualidade; a facilidade de dialogar com os pais sobre sexualidade; o auto-conhecimento; o desenvolvimento da capacidade de agir perante situações de risco; a auto-confiança; e a auto-estima positiva. Relativamente à percepção das necessidades de formação, os professores expressaram que a formação deveria consistir essencialmente em: dar preparação científica aos professores para leccionarem o que é necessário, preparar os professores para responderem naturalmente a questões imprevisíveis das crianças e preparar para trabalhar valores. Os professores que frequentaram acções de formação, apresentaram médias significativamente mais elevadas do que os que não frequentaram.
TypeConference paper
DescriptionComunicação apresentada no 2.º Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Braga, Portugal, 1-4 Junho 2005.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4416
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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