Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/44146

TítuloAcademia senior: viver bem... envelhecer melhor!
Outro(s) título(s)Senior academy: living better...aging better!
Autor(es)Sousa, Sara Cristina Silva
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data2013
Resumo(s)O envelhecimento é um processo inerente a todos os seres vivos. Vive-se mais tempo e com melhores condições de saúde, pelo que se espera um aumento da população com mais de sessenta anos, principalmente, nos países ditos desenvolvidos e/ou em vias de desenvolvimento. O desafio passará por dar mais vida a este aumento de anos, através do desenvolvimento de projetos de intervenção socioeducativa, junto da população idosa, de forma a promover a sua integração ativa, na vida familiar e comunitária. Com a intervenção realizada, juntamente com o apoio de uma delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, o presente projeto denominado “Academia Sénior: Viver Bem…Envelhecer melhor!” pretendeu criar um espaço destinado à ocupação dos tempos livres dos seniores, como forma de promoção do seu envelhecimento ativo e, consequentemente, o aumento da sua qualidade de vida. Orientados pelos pressupostos da investigação qualitativa e através de estratégias de intervenção da animação sociocultural, desenvolvemos um conjunto de atividades, agrupadas em cinco áreas de intervenção, promotoras da estimulação física e cognitiva e da interação social. A análise dos resultados obtidos permite concluir que a participação no projeto fortaleceu nos idosos o sentimento de pertença à comunidade, e que o convívio com pessoas da sua faixa etária trouxe benefícios a nível do fortalecimento das relações interpessoais e da melhoria da autoestima.
Aging is an inherent process to all living things. We live longer and with better health, and it is therefore to be expected that there will be an increase of the proportion of people aged over sixty, especially in so called developed and/or developing countries. The challenge is to ‘put more life’ into these extra years, through the development of socio-educational intervention projects for the elderly population, so as to promote their active integration in family and community life. The present project, “Senior Academy: Living Better… Aging Better!”, sought to create, with the help of a Chapter of the Portuguese Red Cross, a space meant for leisure time activities for the elderly as a way to promote active aging and, consequently, enhance their quality of life. Guided by the precepts of qualitative research, and through socio-cultural stimulation strategies, we developed a set of activities, grouped into five areas of intervention, aimed at promoting physical, cognitive and social stimulation. Analyzing the results, one can conclude that participation in the project did strengthen the feeling of belonging to the community in the elderly, and that socialization with people of their own age brought benefits where the strengthening of interpersonal relationships and improvement of self-esteem are concerned.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44146
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Cristina Silva Sousa.pdf2,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis