Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44142
Título: | Desenvolvimento de processos de compreensão leitora |
Outro(s) título(s): | Developing reading comprehension processes |
Autor(es): | Cruz, Vera Diana Barreiro da |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A leitura é um exercício constante da condição humana. O domínio desta competência é
determinante para o sucesso de todas as aprendizagens escolares, sociais e profissionais.
Considerada uma ferramenta imprescindível, esta competência permite aos leitores aceder a um
vasto conjunto de informações. Atualmente, é consensual que ler é compreender. Portanto,
ensinar a ler é ensinar a compreender e a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento
desta competência. É este o objetivo do trabalho que aqui se apresenta centrado na intervenção
pedagógica realizadas no contexto do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas de 4.º e do
5.º ano respetivamente. O Projeto de Intervenção Pedagógica implementado foi concebido tendo
em conta as necessidades dos alunos nos respetivos contextos escolares.
Após a caracterização do contexto e do enquadramento teórico da questão trabalhada,
apresenta-se, neste Relatório, a descrição do processo desenvolvido, o qual, após uma fase de
observação e diagnóstico, compreendeu períodos de intervenção pedagógica em cada um dos
ciclos referidos.
A descrição destes ciclos de intervenção constitui a parte central do trabalho, integrando
ainda um capítulo em que se apresentam as conclusões incidindo não só as que à intervenção
pedagógica e resultados dela decorrentes mas também ao processo de formação pessoal e
profissional que o estágio representa. Reading is a constant exercise of the human condition. Mastering this skill is crucial to the educational, social and professional success. Considered an essential tool, reading allows people to access a wide range of information. Currently, it is consensual that reading is understanding. So to teach reading is to teach how to understand and school has a fundamental role in developing this competence. This is the objective of the work presented here, focused on an educational intervention carried out in the context of the 1st and 2nd cycle of Basic Education, in the 4th and 5th grades, respectively. The Educational Intervention Project developed was designed taking into account the needs of students in the respective school settings. After characterizing the context and presenting the theoretical framework, we describe the pedagogical intervention, which was preceded by a period of observation and diagnosis. This description is the central part of this work, that also includes a chapter in which we present the conclusions focusing not only on result that arose from the pedagogical intervention but also on the personal and professional training process we were involved in. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44142 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Diana Barreiro da Cruz.pdf Acesso restrito! | 5,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |