Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4413
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, José Ferreira | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Óscar F. | - |
dc.date.accessioned | 2006-02-10T12:12:07Z | - |
dc.date.available | 2006-02-10T12:12:07Z | - |
dc.date.issued | 1993 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/4413 | - |
dc.description | Comunicação apresentada no "4º Seminário Nacional - A Componente de Psicologia na Formação de Professores e Outros Agentes Educativos" em Évora em 1993. | eng |
dc.description.abstract | O ponto de interrogação do título sugere problemas de identidade para a classe docente. Procuraremos fazer uma incursão sobre alguns aspectos conceptuais que orientam a forma como se encara a docência e a formação dos seus profissionais e que concorrem para os seus problemas de identidade. Discutiremos basicamente dois aspectos que, em nosso entender, afectam o prestígio e o desenvolvimento do conhecimento da profissão, enfraquecendo em simultâneo as possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores: (1) a ausência de reconhecimento de um corpo específico de conhecimentos e atitudes característicos da actividade docente; e (2) o facto da formação de professores ser formal e maioritariamente orientada pela crença na suficência do conhecimento científico em detrimento do conhecimento da prática. A partir daqui sugerimos duas mudanças conceptuais na forma como habitualmente se encara a docência. Num primeiro momento defenderemos a asserção de que a natureza da profissão docente é basicamente a de ajuda, explorando implicações várias desta consideração. Num segundo momento defenderemos que a formação de professores e os encontros de formação de professores devem começar a dar maior ênfase ao conhecimento da prática. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Educação de professores | eng |
dc.subject | Epistemologia da prática | eng |
dc.title | O que faz e o que sabe um professor? Algumas reflexões sobre a docência | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o que faz e o que sabe um professor.pdf | 63,33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |