Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44136
Título: | O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 4º e 6º anos de escolaridade |
Outro(s) título(s): | The sense of division: an experience with 4th and 6th grades |
Autor(es): | Pereira, Cristiana Barbosa |
Orientador(es): | Gomes, Alexandra |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de
Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito,
resultou da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica
supervisionada que decorreu numa turma de 4.º ano de escolaridade e numa turma de 6.º ano
de escolaridade.
Objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos das turmas onde este foi
concretizado. Pretendeu-se também identificar onde se encontram as dificuldades sentidas pelos
mesmos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida:
se ocorrem na identificação dos problemas como envolvendo situações de divisão, se na realização
de divisões por métodos formais e/ou se na verificação dos dados e resultados. A este propósito,
importa referir que se adotou uma metodologia de investigação que assume um caráter qualitativo.
Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na
resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida. As
dificuldades surgiram sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação
dos dados e resultados, pelo que urge implementar estratégias que permitam desenvolver o
sentido desta operação. Em particular, importa promover atividades de resolução e de formulação
de problemas que envolvam divisões, não descurar o conhecimento e a compreensão de conceitos
e procedimentos e reforçar a análise crítica dos dados e resultados. Salienta-se, também, a
importância da modelação de diferentes situações com o auxílio de material concreto uma vez
que, como se observou, permite aos alunos clarificar o seu entendimento acerca das mesmas e
da representação simbólica. Além disso, facilita a comunicação com os outros. Tendo-se
constatado que a literatura correlacionada com a temática abordada é escassa, quer a nível
nacional, quer internacionalmente, julga-se ainda necessário e pertinente o desenvolvimento de
investigações acerca do sentido de divisão. The report hereby presented was developed in the extent of the Professional Training Course unit (practicum) of the Master’s in 1st and 2nd Cycles of Basic Teaching. Indeed, it was the result of the conception, development and evaluation of a supervised pedagogical intervention project held in a 4th grade class and in a 6th grade class. The main purpose was to develop the sense of division in the students of the classes where the project was implemented. It was also intended to identify where the students’ difficulties were when solving problems that enfold the partitive division and measurement division: if they occur in the identification of the problems as involving division situations, or in performing divisions by formal methods and/or in the verification of data and results. In this regard, it matters to mention that a qualitative investigation methodology was adopted. The obtained results denoted that the students actually experience difficulties in problem solving situations which involve partitive division and measurement division. The difficulties arose mainly in the completion of divisions by formal methods and in the verification of data and results, reason why it urges to develop strategies that improve the sense of this operation. In particular, it is important to promote activities of problem solving and formulation that entail divisions, to stimulate the knowledge and the comprehension of concepts and procedures and to reinforce the critical analysis of data and results. It should be highlighted the importance of modeling different situations with the support of concrete materials, since it improves the students understanding of the aforementioned situations and of the symbolic representation. Furthermore, facilitates the communication with others. Having found that the literature related to the selected theme is scarce, it is deemed necessary and relevant the research development about the sense of division. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44136 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiana Barbosa Pereira.pdf Acesso restrito! | 2,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |