Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44113

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dc.contributor.authorFernandes, Tâniapor
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.date.accessioned2017-01-03T12:24:03Z-
dc.date.available2017-01-03T12:24:03Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationFernandes, Tânia & Coelho da Silva, José Luís (2016). Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 8(5), pp. 109-127por
dc.identifier.issn1647-3582por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/44113-
dc.description.abstractA aprendizagem cooperativa é perspetivada como uma finalidade e uma estratégia educativa em virtude de poder contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e, simultaneamente, se constituir como uma via propiciadora da aprendizagem. É neste quadro teórico que se idealizou, concebeu, implementou e avaliou uma intervenção pedagógica, caracterizada, sumariamente, pela operacionalização das atividades de aprendizagem cooperativa - Jigsaw e TGT – e pelo envolvimento de 27 alunos de Estudo do Meio do 2.º ano de escolaridade. A metodologia de investigação adotada consistiu na operacionalização articulada de procedimentos qualitativos e quantitativos, a partir de dados recolhidos através de tarefas de aprendizagem e da aplicação aos alunos de um questionário de avaliação final global. Os resultados obtidos apontam o contributo das atividades de aprendizagem cooperativa no desenvolvimento significativo de competências de cooperação. O tipo de temática científica e a dinâmica de cooperação são os fatores mobilizados pelos alunos para a atribuição de maior ou menor valor educativo às atividades de aprendizagem cooperativa. A dificuldade na realização da tarefa de pesquisa de informação, característica da atividade Jigsaw, é assinalada pelos alunos como a razão que justifica terem sentido mais dificuldades na atividade de aprendizagem cooperativa Jigsaw do que na TGT. Os resultados obtidos afirmam a possibilidade da operacionalização no 1.º Ciclo do Ensino Básico de abordagens pedagógicas focalizadas na aprendizagem cooperativa, mas indicam, também, a importância do envolvimento dos alunos em tarefas de reflexão sobre os processos pedagógicos de modo a incrementar o impacto educativo destas abordagens.por
dc.description.abstractCooperative learning is framed as a goal and as an educational strategy since it can contribute to the development of cooperation skills and, simultaneously, can constitute a route to enhance learning. Having in consideration this theoretical framework, an educational intervention was conceived, designed, implemented and evaluated. In general terms, this intervention is characterized by the operationalization of cooperative learning activities - Jigsaw and TGT (Teams–Games Tournaments) – and by the involvement of 27 students attending 2nd grade of primary school, in the subject Environmental Studies. The research methodology employed an articulation of qualitative and quantitative procedures, and a collection of data through students’ learning tasks and through a final evaluation questionnaire. Results suggest that cooperative learning activities contributed significantly to the development of cooperation competences. The scientific subject underlying the activities and the cooperation strategy employed were considered by students as factors that constrain the educational value of the cooperative learning activities. The difficulty in implementing information searching task, characteristic of the Jigsaw approach, is pointed out by the students as the reason for considering the Jigsaw cooperation activity more difficult than the TGT. The results support the implementation of pedagogical approaches focused on cooperative learning in primary school. However, they also suggest the importance of engaging students in reflection activities about the pedagogical process in order to increase the educational impact of these approaches.por
dc.description.abstractEl aprendizaje cooperativo es entendido como un propósito y una estrategia educativa porque contribuye para el desarrollo de competencias de cooperación y también es una forma propiciatoria de aprendizaje. Con base en este marco teórico fue concebida, implementada y evaluada una intervención educativa caracterizada por la puesta en prática de actividades de aprendizaje cooperativo - Jigsaw (el rompecabezas) y TGT - en una clase de 27 alumnos, de 2º año de escolaridad, en la asignatura de Estudio del Medio. La metodología de investigación adoptada consistió en la aplicación coordinada de procedimientos cualitativos y cuantitativos, partiendo de datos recogidos en las diferentes tareas de aprendizaje y de la aplicación a los estudiantes de un cuestionario de evaluación global final. Los resultados obtenidos apuntan para la importancia de las actividades de aprendizaje cooperativo en el desarrollo significativo de capacidades de cooperación. Los factores referidos por los alumnos como siendo de mayor o menor valor educativo para las actividades de aprendizaje cooperativo son la temática científica y la dinámica de cooperación utilizada. La tarea de pesquisa de información, característica esencial de la actividad Jigsaw, fue señalada por los alumnos como la más difícil de realizar y esto explica por qué han sentido más dificultades en aplicar la actividad de Jigsaw que la de TGT. Los resultados de esta investigación confirman que es posible adoptar en el 1º ciclo de la Enseñanza Básica metodologías pedagógicas focalizadas en el aprendizaje cooperativo, pero también refuerzan la importancia del envolvimiento de los alumnos en las tareas de reflexión sobre todo el proceso pedagógico de manera a incrementar el impacto educativo de dichas metodologías.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectJigsawpor
dc.subjectTGTpor
dc.subjectEstudo do meiopor
dc.subjectCooperative learningpor
dc.subjectEnvironmental Studiespor
dc.subjectAprendizaje cooperativopor
dc.subjectEstudio del mediopor
dc.titleAprender a cooperar na aprendizagem das Ciências: um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4480/por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage109por
oaire.citationEndPage127por
oaire.citationIssue5por
oaire.citationTitleIndagatio Didacticapor
oaire.citationVolume8por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalIndagatio Didacticapor
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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