Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4411

Title"Ser" aluno: o segredo do "ser" professor
Author(s)Alves, José Ferreira
Gonçalves, Óscar F.
KeywordsAluno
Praxis educativa
Pós-modernismo
Narrativa
Issue date1997
PublisherUniversidade de Évora. Departamento de Pedagogia e Educação
CitationPATRÍCIO, Manuel Ferreira, coord. – “A componente de psicologia na formação de professores e outros agentes educativos : actas do VI Seminário Nacional…, Évora, 1997”. Évora : Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, 1997.
Abstract(s)Ser aluno, é mais do que a denominação para o destinatário final de um sistema educativo. É também uma categorização carregada de significados sociais e culturais que ultrapassa em muito aquilo que habitualmente designa. É um conceito que interfere e regula o nosso pensamento e as nossas acções mais privadas. Na nossa cultura e na nossa sociedade, ser aluno ainda é uma espécie de moratória, de um período de baixo estatuto epistemológico, para um período de autonomia, auto-suficiência e conhecimento. Neste artigo, depois de desconstruir este conceito, defenderemos o ponto de vista de que o ser aluno é a atitude permanente mais adaptativa para viver o estatuto de docente, nesta era a que já muitos autores rotularam de pós-moderna. Enfatizaremos o poder transformacional e revolucionário que a condição de aluno pode trazer para todo o sistema educativo, nomeadamente na prática educativa.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4411
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ser aluno-o segredo do prof.pdfdocumento principal35,34 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID