Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44109

TitleGuia diário: o aquecimento como contributo para o estudo e performance no ensino da flauta transversal
Other titlesDaily guide: warm up practices as a contribution to effective studying and performance of transverse flute
Author(s)Miranda, Joana Isabel Dias
Advisor(s)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
KeywordsAquecimento
Estudo
Performance
Flauta transversal
Warm up
Study
Performance
Transverse flute
Issue date2015
Abstract(s)O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2014/2015, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá – Guimarães, nos Grupos de Recrutamento M09 - Flauta Transversal e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objeto as práticas e estratégias diário de aquecimento físico e instrumental, procurando-se, designadamente, (1) identificar as práticas de exercícios de aquecimento realizadas pelos alunos; (2) implementar e desenvolver estratégias de aquecimento de acordo com a literatura existente; (3) promover, através das estratégias implementadas, a autonomia do aluno fora da sala de aula; (4) elaborar um Guia Diário de estudo que refletisse os resultados da Intervenção. Nesse contexto, foram desenvolvidas as práticas de aquecimento, através da implementação de vários exercícios de aquecimento físico e instrumental nas aulas individuais de Instrumento (Grupo de Recrutamento M09), bem como nas aulas de Orquestra de Sopros (Grupo de Recrutamento M32). Da implementação da Intervenção Pedagógica resultou um Guia Diário com exercícios de aquecimento. O Guia Diário está estruturado em duas secções, sendo que a primeira apresenta uma contextualização histórica do instrumento e a segunda contempla vários exercícios que podem ser implementados no estudo individual, compreendendo os vários domínios envolvidos, designadamente postura, alongamentos, respiração, sonoridade, articulação e o estudo da técnica baseada em escalas e intervalos. A Intervenção foi avaliada através da aplicação de questionários, pré e pós-intervenção aos alunos intervenientes, bem como um questionário aos professores de instrumento de sopros da mesma instituição, e reflexões das aulas dadas, tendo-se constatado nos alunos um aumento significativo da motivação para a prática do aquecimento, bem como um melhor desempenho no estudo e na performance.
The current report is submitted as a requirement for Minho University Master Degree on Music Teaching (Mestrado em Ensino de Música). It focuses the pedagogical practice during the school year 2014/2015 carried out at the Valentim Moreira Sá Music Academy (Guimarães) on Flute and Vocal and Instrumental Chamber Music (Grupo de Recrutamento M09 e M32). The pedagogic practice was focused on daily strategies of physical and instrumental warm up and it was aimed, namely, (1) at identifying the warm up exercises done by students; (2) at implementing warm up strategies according to the existing literature; (3) at promoting, through the executed strategies the student`s autonomy outside the classroom and, finally; (4) at the elaboration of a Warm up Daily Guide. In that context, physical and Instrumental warm up practices were developed both in Instrumental individual lessons (M09), and in a wind orchestra (M32). A Warm up Daily Guide was built based on the teaching experience. The Daily Guide is structured in two sections, the first of which presents a historical context of the instrumental and the second includes several exercises which can be implemented in the individual study, comprising stretching breathing, loudness, articulation and the technical study based on scales and intervals. The pedagogic practice was assessed by questionnaires applied to students before and after the intervention, both to students, and to teachers. It is shown that the pedagogic practice significantly increased the student’s motivation for warm up routines and had a positive effect on the quality of study and performance.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44109
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana Isabel Dias Miranda.pdf
  Restricted access
5,97 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID