Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44096

TítuloEstratégias didáticas para resolução de problemas da técnica do arco aplicadas a jovens violetistas
Outro(s) título(s)Didactic strategies to solve problems of bow technique applied to young violists
Autor(es)Moreira, Francisca Maria da Costa
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveViola d’arco
Estratégias didáticas
Técnica do arco
Exercícios
Viola
Didactic strategies
Bow technique
Exercises
Data2015
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio foi elaborado a partir de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada implementado durante a fase de estágio do Mestrado em Ensino de Música – Viola d’arco, Universidade do Minho. O tema apresentado inicialmente aborda a temática relacionada com as estratégias didáticas para resolução de problemas da técnica do arco. O enquadramento deste tema resulta de um problema há muito identificado, mas que tende em perdurar no tempo e escasseia em soluções propostas. A intervenção teve como principais finalidades observar as estratégias de estudo mais habituais para desenvolver a técnica do arco; investigar que tipo de exercícios utilizam os alunos com mais frequência no seu tempo de estudo e qual a motivação que têm para os praticar.
The present Internship Report was based in a Supervised Pedagogical Intervention Project implemented during the training phase of the Master’s Degree in Music Teaching - Viola, Minho University. The initially presented topic approaches the theme related to the didactic strategies to solve problems related to bow technique. The theme framework has derived from a long identified problem, which tends to persist and lacks proposed solutions. The intervention aimed to observe the most common study strategies to develop the bow technique; to inquire the type of exercises students practise more often in their study time and their motivation to do it.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44096
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisca Maria da Costa Moreira.pdf
Acesso restrito!
3,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID