Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44085
Título: | Aprender com as plantas: reapetrechamento da sala num contexto de creche e jardim-de-infância |
Autor(es): | Araújo, Sílvia Cristina Gomes |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, que aqui se apresenta, surgiu no âmbito da Prática de
Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar na Universidade do Minho.
Este relatório evidencia o projeto de intervenção pedagógica que foi implementado nos contextos
educativos de creche e jardim-de-infância.
Depois de um período de observação nestes contextos e depois de serem reconhecidos os
interesses, as necessidades, as questões e especificidades dos grupos, estavam reunidos todos os
requisitos para passar à fase da definição e implementação, particularmente, para a planificação,
ação e avaliação do projeto de intervenção pedagógica.
O projeto de intervenção pedagógica, implementado durante 4 meses de estágio, teve como
principal objetivo o reapetrechamento dos espaços, a partir da temática das plantas e do
conhecimento do mundo com materiais desafiadores, potenciando aprendizagens significativas às
crianças que os exploraram. Este objetivo foi concretizado com o envolvimento total das crianças
que, através da aprendizagem pela ação, exploraram de forma diversificada os materiais,
participando ativamente no reapetrechamento da sala de atividades.
Quer na creche como no jardim-de-infância, o projeto desenvolveu-se em torno dos
interesses e das necessidades do grupo, procurando ter em conta o fortalecimento dos projetos
pedagógicos, nomeadamente através do reapetrechamento de algumas áreas de interesse.
A intervenção pedagógica apresentada neste relatório teve em conta a abordagem da
investigação-ação, uma vez que a partir da observação, ação e reflexão conseguimos desenvolver
um projeto capaz de dar resposta às necessidades e problemáticas dos dois contextos. A observação,
ação e reflexão foram momentos fundamentais, desencadeadores e influenciadores de toda a
prática desenvolvida.
O projeto de intervenção pedagógica favoreceu algumas mudanças, atitudes, reconstruções
e melhorias, proporcionando experiências de descoberta às crianças, que se refletiram em
aprendizagens reveladoras nas diferentes áreas de saber, em ambos os contextos educativos. This internship report presented here arose within the Supervised Teaching Practice by Master in Preschool Education Course, at the University of Minho. This report highlights the pedagogical intervention project, which was implemented in educational contexts of Nursery and Kindergarten. After the observation period in these contexts, and after being recognized the interests, needs, issues and specificities of groups, were gathered all the requirements to pass the period of implementation, particularly the planning, action and evaluation of pedagogical intervention project. The pedagogical intervention project implemented for 4 months of training, had the main objective the refurbishment of spaces, from the diversity of plants and, knowledge of the World within the various areas of interest, with challenging materials, enhancing significant and varied learning skills to children that explored. This goal was achieved with the full involvement and motivation of the children, through action learning, actively participated in the refurbishment of the activity room. Either in the Nursery and in the Kindergarden the project developed around the interests and needs of the group as well as the complementarity and strengthening of educational projects, modifying the spaces that had greater need for intervention. The pedagogical intervention revealed in this report took into account the approach of research-action, since, from observation, action and reflection can develop an appropriate project to both groups. The whole report was a key moment, trigger and influencer of all the developed practice, that also and always had a constant reflection for better performance. The pedagogical intervention project triggered changes, thoughts, attitudes, reconstruction and improvements, providing experiences and opportunities for discovery and exploration to the children, reflecting in revealing learning skills in both educational contexts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44085 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Sílvia Araújo.pdf Acesso restrito! | 10,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |