Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43965

TitleDa periferia para o centro da cidade: o mercado de moda popular de jeans de Fortaleza
Other titlesFrom periphery to city center: the popular fashion jeans market of Fortaleza
Author(s)Braga, Iara
Abreu, Maria José
Oliveira, Madalena
KeywordsModa popular
Produção periférica
Centros comerciais populares
Popular fashion
Suburban production
Popular markets
Issue dateJul-2016
PublisherUniversidade de Aveiro
Abstract(s)O mercado de moda popular caracteriza-se como um segmento de mercado que surge do trabalho informal nas periferias e expande para os centros das cidades com oferta de produtos fabricados para atender a procura das classes populares. As negociações dos mercados de moda popular, principalmente na região nordeste do Brasil, têm apresentado rendimentos expressivos para a economia brasileira, devido aos seus índices na produção e comercialização de jeans. Por isso, esta investigação tem como intuito a coleta de informações sobre o mercado de jeans dos centros de comercialização “Feirão do Buraco da Gia” e “Beco da Poeira” da cidade de Fortaleza, Ceará. Para a realização desta investigação aplicou-se os métodos de levantamento bibliográfico, observação de campo e entrevistas aberta e semiestruturada. Este artigo tem as informações organizadas em introdução, metodologia, levantamento bibliográfico, realização da pesquisa, conclusões e referências. A partir da realização deste trabalho constatou-se que grande parte dos empreendimentos são familiares, os modelos das peças surgem da conjunção de referências de imagens da mídia e da influência dos consumidores, a fabricação é realizada em processos fragmentados, os compradores são de diferentes regiões do país, em maior número da região Norte do Brasil e detectou-se que o Facebook e o aplicativo What’sApp são as principais ferramentas de comunicação direta com os compradores.
The popular fashion market is characterized as a market segment that appears informal works in the suburbs and expands to the downtown with supply of manufactured products to meet the demands of the popular classes. Negotiations at popular fashion markets, especially in Northeast Brazil, have brought significant income to the Brazilian economy, by its indexes in the jeans production and trading. Therefore, this research is intended to collect information about the trading center of the jeans market "Feirão do Buraco da Gia", and “Beco da Poeira” in the city of Fortaleza, Ceará. In carrying out this research we applied the state of the art, field observation and open semi structured interviews. This article has information organized into introduction, methodology, literature, conducting the research, conclusion and references. From this work it was found that most enterprises are familiar, the models of the pieces comes from the conjunction of media images and the influence of consumers, manufacturing is performed in fragmented processes, buyers are from different regions of the country, a greater number of northern Brazil and it was found that Facebook and the What'sApp application is the main direct communication tool with buyers.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43965
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DET/2C2T - Comunicações em congressos nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UD16_Mercado popular de jeans de Fortaleza cor.pdf5,36 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID