Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43962

TitleO mercado jeans no feirão do Buraco da Gia
Other titlesThe jeans market in the Buraco da Gia's street fair
Author(s)Pires, Francisco Cristal Firmino
Sales, Maria Juliana Silva
Braga, Iara
Abreu, Maria José
KeywordsMercado de jeans
Comércio popular
Moda popular
Jeans market
Popular trade
Popular fashion
Issue date9-May-2016
Abstract(s)O mercado de moda popular caracteriza‐se como um segmento de mercado que surge nas periferias e expande para os centros das cidades com oferta de produtos fabricados para atender as demandas das classes populares. As negociações dos mercados de moda popular têm apresentado expressivos rendimentos para a economia brasileira, tendo destaque a região Nordeste, por seus índices na produção e comercialização de jeans. Por isso, esta investigação tem como intuito a coleta de informações sobre o mercado de jeans do centro de comercialização “Feirão do Buraco da Gia”, da cidade de Fortaleza, Ceará. Para a realização desta investigação aplicou‐se os métodos de levantamento bibliográfico e observação de campo. Este artigo tem as informações organizadas em introdução, metodologia, levantamento bibliográfico, realização da pesquisa, conclusão e referências. A partir da realização deste trabalho constatou‐se que grande parte dos empreendimentos são familiares, a criação das peças surge da conjunção das imagens da mídia e da influencia dos consumidores, a fabricação é realizada em processos fragmentados, os compradores são de diferentes regiões do país, em maior número da região Norte do Brasil e detectou‐se que o aplicativo What’sApp é a principal ferramenta de comunicação direta com os compradores.
The popular fashion market is characterized as a market segment that appears in the peripheries and expands to the centers of cities with supply of manufactured products to meet the demands of the popular classes. Negotiations at popular fashion markets have brought sign,ficant income to the Brazilian economy, and highlight the Northeast, by its indexes in the jeans production and trading. Therefore, this research is intended to collect information about the trading center of the jeans market "Feirõo do Buraco da Gia' the city of Fortaleza, Ceará. In carrying out this research we applied the literature methods and field observation. This article has information organized into introduction, methodology, literature, conducting the research, conclusion and references. From this work it wasfound that most enterprises are familiar, the creation of the pieces comes from the conjunction of media images and the influence of consumers, manufacturing is performed in fragmented processes, buyers are from different regions of the country a greater number of northern Brazil and it wasfound that the What'sApp application is the main direct communication tool with buyers.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43962
ISBN978-972-8692-93-3
Publisher versionwww.design.uminho.pt/cimode2016
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

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