Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43918

TitleA relevância das novas tecnologias na comunicação organizacional: o caso dos websites nas universidades portuguesas
Author(s)Silva, Sónia
Ruão, Teresa
Gonçalves, Gisela
KeywordsInternet
Websites
Comunicação organizacional
Universidades
Sites
Universities
Issue dateDec-2016
PublisherUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
JournalEstudos em Comunicação
Abstract(s)A revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância.
The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43918
ISSN1646-4974
Publisher versionhttp://www.ec.ubi.pt/ec/23/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SS_TR_GG_2016_estudos-comunicacao.pdf321,39 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID