Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43894

TitleA literatura infantil e juvenil na aprendizagem das ciências
Author(s)Araújo, Daniela Filipa da Costa
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
Issue date2016
Abstract(s)São vários os autores que tem vindo a estudar a utilização da literatura infantil e juvenil (LIJ), nas aulas de ciências e defendem que a sua inclusão no currículo das ciências permite que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos sobre o mundo em redor. Este relatório relata uma intervenção pedagógica, com alunos do 3º ano e do 6º ano, centrada no uso da literatura infantil e juvenil nas aulas de Estudo do Meio e de Ciências da Natureza, respetivamente, e avalia o seu impacto em termos de aprendizagem significativa para os alunos. Antes e após a implementação da estratégia de ensino, foi aplicado um questionário de opinião e questionários de conhecimentos a 24 alunos do 3º ano e a 16 alunos do 6º ano. O questionário de opinião tinha como objetivo analisar a familiaridade, interesse e hábitos de leitura, bem como a opinião dos alunos sobre a viabilidade do uso da LIJ, nas aulas de Estudo do Meio e de Ciências da Natureza, e as expectativas em relação aos mesmos. O questionário de conhecimentos tinha como intenção analisar a compreensão e os conhecimentos dos alunos do 3º ano sobre a Astronomia e dos alunos do 6º ano sobre Microbiologia. De um modo geral, os resultados obtidos indicam que os livros de LIJ, inseridos na sala de aula, constituíram um recurso pedagógico adequado para a aprendizagem da Ciência, tendo sido capazes de fomentar nos alunos interesse pelos assuntos da aula, promover a imagem do astrónomo e a compreensão de assuntos científicos e ainda de estimular a leitura.
Several authors have been studying the use of child and youth literature in science class since they consider that this literature allows students to develop their knowledge of the world around them. This report describes a pedagogical intervention, with students from 3rd grade (24 students) and 6th grade (16 students), focused on the use of children's literature in science classes and provides an evaluation of its impact on students’ meaning making. Data was collected by means of pre and post-tests. One of them was concerned with students’ reading habits and opinions about the use of literature in science classes. The other pre-test was related to students’ initial conceptions about astronomy and microbiology. An overview of the results show that the child and youth literature, integrated in science class was an adequate educational resource for learning of Science since they were able to foster students’ interest in issues of class, to promote the image of the Astronomer, to enhance understanding of scientific issues, and to encourage reading.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43894
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATORIO_ESTAGIO_UMINHO_DANIELA_ARAUJO.pdf
  Restricted access
4,86 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID