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TítuloA cooperação pela diferenciação de papéis: uma abordagem em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
Outro(s) título(s)Cooperation using role differentiation methods: an intervention in Environment Studies and Science Classes
Autor(es)Vieira, Joana Timóteo
Orientador(es)Silva, José Luís
Data2016
Resumo(s)A aprendizagem cooperativa é uma estratégia que privilegia uma aprendizagem personalizada, assente, fundamentalmente, na interdependência positiva, na interação estimulante frente a frente e na responsabilidade individual. Operacionaliza-se, por exemplo, através da implementação de papéis propiciadores da consecução das componentes atrás assinaladas. É neste contexto teórico que se desenvolveu uma intervenção pedagógica, caraterizada pela implementação dos papéis de aprendizagem cooperativa – Porta-voz, Secretário, Verificador e Intermediário – no seio da aprendizagem em Estudo Meio do 2º ano (27 alunos) e em Ciências Naturais do 6º (26 alunos). A avaliação da intervenção pedagógica consistiu na análise de dados obtidos a partir da implementação de tarefas de monitorização pelos alunos do seu desempenho individual no trabalho de grupo e de um questionário final de avaliação global. Os resultados obtidos apontam o contributo da experimentação dos papéis no desenvolvimento de competências de cooperação, salientando-se a ocorrência de uma dinâmica de interajuda que está patente na perceção dos alunos quando assinalam a ajuda prestada e recebida por cada aluno. A interajuda é ainda referida como um critério indicativo da qualidade e sucesso de um grupo. A maioria dos alunos valoriza a execução de papéis de aprendizagem cooperativa na operacionalização do trabalho de grupo. Contudo, os alunos do 2º ano assinalam a preferência pelo papel de Secretário e os alunos do 6º ano manifestam a preferência pelo papel de Porta-voz, assinalando, respetivamente, o gosto pela tarefa de escrita e o gosto pela partilha de informação no grupo turma como razões principais. Verificou-se, ainda, que apenas um número limitado de alunos do 2º ano manifestou ter sentido dificuldades na execução dos papéis de aprendizagem cooperativa que relacionam com a dificuldade de compreensão do modo de execução do papel de aprendizagem cooperativa e com o cansaço decorrente da sua execução. Os alunos do 6º ano que assinalaram ter sentido dificuldades, indicam principalmente as dificuldades na consecução do papel de Secretário que relacionam com a dificuldade de execução da tarefa de escrita.
Cooperative learning is a skill that facilitates personalized learning, and that is mainly based on positive interdependence, on face-to-face promotive interaction, and on individual accountability. It operates, for example, through the implementation of roles that provide the achievement of the above mentioned components. In this theoretical context, we developed a pedagogical intervention that consisted in the development of cooperative learning roles – Spokesperson, Recorder, Checker and Researcher – in a 2nd grade class of Environment Studies (27 students) and in a 6th grade class of Science (26 students). The evaluation of the pedagogical intervention was based on the analysis of data, collected from the implementation of monitoring tasks of the individual performance of the students during group work and the use of a final questionnaire of global evaluation. The results revealed that role experimentation is very important for the development of cooperation skills, emphasising the dynamics of mutual help, which is shown by the students’ perception when marking the help they gave and the help they got by each student. Mutual help is referred to as an indicative criterion of the quality and success of a group. Most of the students value the performance of cooperative learning roles in group work organization. Nevertheless, the 2nd grade students prefer the role of Recorder, whereas the 6th grade students favour the role of Spokesperson. The motivation for writing and sharing information with the class group are the main reasons given for this. We could also identify that only a limited number of 2nd grade students had problems in performing the cooperative learning roles, which was due to their problems in understanding the performance of the roles and the weariness that results from that. Concerning the problems of the 6th grade students, they found the role of Recorder the most difficult. The reason for this is related mainly to the poor writing skills that they revealed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43892
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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