Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43665

TitleAtividades laboratoriais e aprendizagem das ciências: uma intervenção pedagógica com alunos do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
Other titlesLaboratory work and the learning of science: a pedagogical intervention with elementary students
Author(s)Ferreira, Filipe André Vieira Enes
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
Issue date2016
Abstract(s)As atividades laboratoriais são importantes no processo de ensino e de aprendizagem das ciências. Contudo, de modo a que contribuam para o desenvolvimento de competências, como por exemplo o pensamento científico, manipulativo, de resolução de problemas ou a capacidade de observação,, é necessário saber selecionar o tipo de atividade a usar tendo em conta os objetivos que se pretendem atingir e os alunos com quem são implementadas. O presente relatório, que se insere no Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, relata uma intervenção pedagógica com alunos do 1º ano (6-7 anos) e do 6º ano de escolaridade (11-12 anos) e na qual se fez uso das atividades laboratoriais para a abordagem de assuntos do programa. No 1º ano foi abordado o assunto “À descoberta dos materiais e objetos” e no 6º ano foi ensinado o assunto “transmissão de vida: reprodução nas plantas”. No 1º ano foram implementadas atividades laboratoriais de tipo investigativo e no 6º ano atividades que tinham como principal objetivo a construção do conhecimento concetual. Para ambos os anos de escolaridade foram construídas fichas de trabalho para apoiar a intervenção. A análise dessas fichas bem como as observações efetuadas nas turmas e a autoavaliação dos alunos (do 1º ano) permitiu constatar que os alunos do 1º ano apresentam muitas dificuldades em compreender o contexto problemático apresentado, não identificando os aspetos importantes para formular o problema a estudar; planificar atividades laboratoriais para responder ao problema; propor uma forma de registo dos dados e tirar conclusões. Contudo, registou-se alguma evolução destas competências. No que se refere aos alunos do 6º ano, os dados parecem indicar que estes compreenderam o assunto reprodução sexuada e assexuada de plantas tendo ainda algumas dificuldades em sistematizar num V de Gowin suas as aprendizagens.
Laboratory work is an important resources in the process of teaching and learning science. In order to promote the development of scientific skills through laboratory work, such as scientific thinking, problemsolving or observation, it is necessary select carefully the type of activity to be use. This selection requires, among other things, to take into account the objectives to be achieved and the characteristics of the students. This report, which is part of Masters in Elementary Education, reports a pedagogical intervention with students in the 1st grade (6-7 years) and in the 6th grade (11-12 years). The intervention made use of laboratory work to address themes of the syllabus, i.e. in the 1st grade it was taught the subject "Discovering the materials and objects" and in the 6th grade it was taught the subject "transmission of life: reproduction in plants." In the 1st grade, the laboratory work used was of the type “investigative” and in the 6th grade the laboratory work aimed at promoting the construction of conceptual knowledge. For both grades, worksheets were designed to support the intervention. The analysis of these records, the observations made in the classes, and the self-assessment of students (1st grade) allowed us to conclude that students in 1st grade showed difficulties in understanding the problematic context presented, in identifying the important aspects of the context presented so that they could formulate a problem to be studied, in planning the experimental protocol to address the problem; in proposing a way of recording the data, and in drawing conclusions. However, there was some development of these skills along time. Regarding the students in the 6th grade, data shows that they understood the sexual and asexual reproduction of plants but they showed some difficulties in systematizing their understanding in a V Gowin.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43665
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filipe André Vieira Enes Ferreira.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID