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dc.contributor.advisorSilva, José Luíspor
dc.contributor.authorFernandes, Tânia Rodriguespor
dc.date.accessioned2016-12-22T14:12:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/43657-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractA aprendizagem cooperativa é perspetivada como uma finalidade e uma estratégia educativa. Consiste na implementação estruturada do trabalho de grupo, de acordo com papéis e estratégias promotoras da cooperação entre os vários elementos do grupo, de modo que o sucesso do grupo depende do sucesso individual e este, por sua vez, depende do contributo dos outros elementos do grupo. É uma finalidade porque pode contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e é, simultaneamente, uma estratégia por se constituir como uma via propiciadora da aprendizagem das Ciências. É neste contexto teórico que se idealizou, concebeu, implementou e avaliou uma estratégia de intervenção pedagógica, caracterizada sumariamente pela operacionalização de estratégias de aprendizagem cooperativa em Estudo do Meio do 2º ano de escolaridade (Jigsaw e TGT) e em Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade (Jigsaw e Cabeças Numeradas Juntas). A intervenção pedagógica foi desenvolvida com um grupo de 27 alunos do 2º ano e com um grupo de 26 alunos do 6º ano, pertencentes a escolas do distrito de Braga. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu na análise de dados recolhidos através de tarefas de aprendizagem realizadas pelos alunos e através da aplicação de um questionário de avaliação final global aplicado aos alunos. Essa avaliação aponta para o contributo das atividades de aprendizagem cooperativa no desenvolvimento significativo de competências de cooperação pelos alunos dos dois anos de escolaridade. As atividades de aprendizagem estruturadas segundo a estratégia TGT (2º ano) e Cabeças Numeradas Juntas (6º ano) foram as mais valorizadas pela maioria dos respetivos alunos, em consequência do interesse pela temática científica explorada e do gosto pela dinâmica da estratégia de cooperação. A atividade de aprendizagem cooperativa Jigsaw foi, em ambos os contextos, aquela em que os alunos sentiram mais dificuldade devido, primordialmente, à dificuldade na pesquisa de informação. Os resultados obtidos afirmam a possibilidade da operacionalização no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico de estratégias de intervenção pedagógica focalizadas na aprendizagem cooperativa e indicam também a importância do envolvimento dos alunos em tarefas de aprendizagem orientadas para a reflexão sobre o processo de aprendizagem de modo a incrementar o impacto destas estratégias na aprendizagem.por
dc.description.abstractCooperative learning is perceived as a purpose and an educational strategy. It consists on the structured implementation of the workgroup, according to the roles and strategies that promote cooperation between all elements of the group, so that the group's success depends on individual success and this one, in turn, depends on the contribution of each element of the group. It is considered a purpose because it can contribute to the development of cooperation skills and it is, simultaneously, a strategy as it presents a pledge path for the learning of science. It is in this theoretical context that it was conceived, designed, implemented and evaluated a pedagogical intervention strategy, characterized by the introduction of cooperative learning strategies in Environmental Studies from the 2nd grade (Jigsaw and TGT) and Natural Sciences from the 6th grade (Jigsaw and Numbered Heads Together). The pedagogical intervention was developed with a group of 27 students from the 2nd grade and with a group of 26 students from the 6th grade from Braga district schools. The evaluation of the pedagogical intervention focused on both: the analysis of data collected through learning tasks performed by the students and by implementing a comprehensive final evaluation questionnaire to the students. The evaluation points out that cooperative learning activities had a significant contribution to the development of cooperation skills by the students of both groups. The structured learning activities strategies from TGT (2nd grade) and Numbered Heads Together (6th grade) were the most valued by the majority of the respective students, as a result of the interest in the scientific field explored and the appreciation of the cooperation strategy dynamics. The cooperative learning activity Jigsaw was, in both contexts, the one in which students felt more difficult due primarily to difficulties in retrieving information. These results support the possibility of operationalization on the 1st and 2nd cycle of basic education of intervention strategies focused on cooperative learning. The results also point out the importance of the involvement of students in targeted learning tasks focused in the reflection on the learning process in order to improve the impact of the implementation of these learning strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccess (3 Years)por
dc.titleEstratégias de cooperação no trabalho de grupo: uma abordagem em estudo do meio e em ciências naturaispor
dc.title.alternativeCooperative learning in group work: an approach study of environment and natural sciencespor
dc.typemasterThesiseng
dc.date.embargo2020-01-01-
dc.identifier.tid201281350por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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