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TítuloO jogo dramático como oportunidade para aprender com o outro e sobre o ouro
Autor(es)Pinto, Joana Lúcia Ferreira
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveJogo dramático
Autorregulação
Cooperação
Dramatic play
Self-regulation
Cooperation
Data2016
Resumo(s)O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como temática ‘’O jogo dramático como oportunidade para aprender com o outro e sobre o outro’’. A escolha deste tema resultou da identificação de um interesse das crianças pelo jogo de faz de conta. Este tipo de jogo permite às crianças desenvolver capacidades de autorregulação, autonomia e cooperação, ao mesmo tempo descobriam mais sobre os outros que as rodeiam. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Creche e em Jardim-de-infância num grupo de quinze e de vinte crianças respetivamente, com idades compreendidas entre os 28 e os 37 meses e entre os 3 e os 6 anos. As estratégias de intervenção focalizaram a introdução de novos materiais nas áreas da sala e a participação no jogo das crianças com o intuito de desafiar as crianças a serem mais autónomas e a realizarem jogos cooperativos, promovendo a partilha de papéis e de materiais. As atividades e os materiais que foram introduzidos tiveram impacto na organização do jogo das crianças. Realizaram os seus planos de trabalho com mais rigor e criaram situações de dramatização com recurso aos objetos disponibilizados, permanecendo mais tempo e com mais concentração nas atividades selecionadas por si próprias e desenvolvendo mais frequentemente o jogo cooperativo.
The following report is based on the unit: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master Level and has as its theme “Dramatic play as an opportunity to learn from each other and on the other.” The choice of this theme was built on children’s interests about the game makebelieve. This type of game allows children to develop self-regulations skills, autonomy and cooperation. At the same time, they learn more from the other around them. The intervention project was developed in a private social solidarity institution. It took place in nursery with fifteen children and in pre-school with twenty children and the age was between 28 months to 37 months and 3 years and 3 months to 6 years and 4 months. The intervention strategies focused on the introduction of new materials in the play areas of living and participation in the game of children in order to challenge children to be more autonomous and to get involved in cooperative games, promoting the sharing of roles and materials. Activities and materials that have been introduced have an impact on the organization of children’s games. They carried out their work plans more accurately and they created dramatization situations with use of available objects, staying longer with more concentration on the activities that they have selected for themselves and developing more often cooperative play.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43641
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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