Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43619

TítuloEnsino de empreendedorismo no domínio do software: 6 anos de história na UMinho
Autor(es)Fernandes, João M.
Afonso, Paulo
Palavras-chaveEnsino do empreendedorismo
Unidade curricular
Engenharia de requisitos
Software
Data8-Abr-2015
EditoraInstituto Pedro Nunes
CitaçãoFernandes JM, Afonso PS; Ensino de empreendedorismo no domínio do software: 6 anos de história na UMinho, I Jornadas Ensino do Empreendedorismo (JEEP 2015), Daniel A, Pinto Ferreira JJ, Preto MT, Afonso P, Quaresma R (eds.), Coimbra, Portugal, pp. 217-230, ISBN 978-989-97004-1-3, abr/2015.
Resumo(s)Há atualmente uma aposta no fomento do empreendedorismo no seio das universidades através de paradigmas de ensino eficazes. Estes, por sua vez, necessitam de estar em permanente adaptação e evolução. Neste artigo, apresenta-se e discute-se o ensino do empreendedorismo no domínio do software através de um estudo de caso. No âmbito do Mestrado em Engenharia Informática da Universidade do Minho, é oferecida desde 2009/10 uma unidade curricular (UC) de 15 ECTS, designada de Projeto em Engenharia Informática (PEI). Esta UC procura instigar nos estudantes que a frequentam o reconhecimento da necessidade de conciliarem a visão mais técnica com uma visão mais ligada a aspetos de negócio, comerciais e empresariais, que a maioria nunca abordou em contexto educativo. Uma série de entrevistas semi-estruturadas permitiu obter evidências relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem subjacente a esta UC e sobre a evolução que esta sofreu ao longo de um período de seis anos. Por outro lado, foi consultado material produzido pelos responsáveis da UC com o objetivo de orientar os estudantes na UC. Deste modo, apresenta-se e discute-se evidências sobre o processo de capacitação para o empreendedorismo de estudantes no âmbito específico de projetos de ensino no domínio do software, salientando as suas particularidades e os seus desafios.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43619
ISBN978-989-97004-2-0
Versão da editorahttp://jornadas.ipn.pt/?page_id=686
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JEEP2015-jmfpsa.pdf209,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID