Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43563
Título: | Determinantes motivacionais para a prática da educação física: diferenças de géneros: relatório de estágio |
Autor(es): | Ferreira, André Manuel Costa |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Motivação Educação física Motivation Physical education |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio pedagógico do Mestrado
em Ensino de Educação Física em Ensinos Básico e Secundário, no Instituto de
Educação da Universidade do Minho. Constitui-se como uma descrição do ano de
estágio, refletindo-se sobre a prática pedagógica desenvolvida no contexto escolar.
A motivação humana tem sido estudada nos indivíduos desde tenra idade. Esta
orienta o individuo a mover-se no sentido de satisfazer algum tipo de necessidade.
Assim, a motivação domina o comportamento do individuo, que começa por satisfazer
as necessidades mais básicas, e, à medida que estas são satisfeitas, passa para outras
necessidades.
O conceito motivação tem surgido associado à aprendizagem, sendo um tema
importante no contexto escolar. Por vezes, os alunos não compreendem o valor das
atividades escolares, o que faz com que não se envolvam nas mesmas, comprometendo
o processo de aprendizagem.
Embora as atividades da disciplina de Educação Física possam ser mais atrativas
para os alunos que outras matérias escolares, a verdade é que cabe ao professor motivar
os seus alunos, encorajando-os e valorizando o seu sentido de competência, de
autoestima, autonomia e realização. This report was prepared under the teaching practice plan of the 2nd year of master's studies in physical education teaching in primary and secondary education at the Institute of Education, University of Minho. It serves as a description of the internship year, reflecting on teaching practice developed in the school context. Human motivation has been studied in individuals from an early age. This drives the individual to move towards satisfying some kind of need. Thus, motivation dominates the individual's behavior, starting with satisfying the most basic needs, and, as they are satisfied, goes for other needs. The concept of motivation has emerged associated with learning and is an important theme in the school context. Sometimes students do not understand the value of school activities, which causes them to not engage in those activities, which compromises the learning process. Although the activities of the physical education discipline may be more attractive to students than other courses, the truth is that the teacher should motivate his students, encouraging them, developing their sense of competence, self-esteem, autonomy and fulfillment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43563 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
André Manuel Costa Ferreira.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |